Tamanho da fonte: -A+A

A Procempa acaba de se tornar a primeira empresa fora dos Estados Unidos a receber o  prêmio UTC Apex Award, entregue em cerimônia realizada na terça-feira, 06, em Orlando. A premiação foi conquistada pelos serviços de inclusão digital e social oferecidos pela estatal porto-alegrense através da Infovia, sua rede híbrida de fibras ópticas.

Em sua quarta edição, o prêmio é concedido pela UTC (Utilities Telecom Council) e tem como foco casos de sucesso de empresas que auxiliam comunidades com serviços de telecomunicações. No caso da Procempa, o case apresentado foi o da implantação do PLC (Power Line Communication), ou seja, Internet pela rede elétrica, em Porto Alegre, o que facilitou ações de governo eletrônico, expandiu os projetos municipais de inclusão digital e permitiu a implementação de um serviço de Telemedicina.
 
O PLC existe no bairro Restinga desde 2006, executado em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Ufrgs e Ceta/Senai-RS. Em setembro, um diretor da UTC virá a Porto Alegre para comemorar o recebimento do prêmio junto aos colaboradores da Procempa.

Não é de agora que o PLC porto-alegrense chama atenção. Trabalhando com Internet pela rede elétrica desde 2006, a Procempa já foi elogiada pelo secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rogério Santana, que declarou, no ano passado, a capital gaúcha como um pretenso “Centro de Excelência no uso deste tipo de solução”.

O projeto também é exemplo para outros estados brasileiros, como o Pará, que já começou a estudar o modelo de PLC da Restinga para implementar em seu serviço público.

PLC: expansão prevista
Conforme dados da Hypertrade Telecom, os cerca de três mil usuários de Power Line Communications (PLC) hoje existentes no Brasil deverão dobrar ainda este ano. De acordo com o gerente de Tecnologia da empresa, Otávio Oliveira, o cálculo é simples: a transmissão de dados via rede elétrica permite levar Internet a locais onde as conexões tradicionais não conseguem chegar, o que certamente expandirá em muito o uso deste tipo de serviço.

“Além disso, a rede de eletricidade é a única infra-estrutura que atinge, atualmente, 98% de todas as unidades habitacionais brasileiras, sejam residenciais, comerciais, industriais ou rurais”, garante o executivo.

Leia mais no Baguete
O projeto de PLC da Procempa, seus desdobres e evoluções podem ser acompanhados pelo link abaixo, no Baguete.