Foto - http://www.flickr.com/photos/gonzales2010/8632116/

Tamanho da fonte: -A+A

A Novozymes implementou o E3, da gaúcha Elipse Software, para automatizar o controle de seus processos de fermentação e granulação enzimática.

Na empresa especializada em bioinovação, que conta com mais de 700 produtos utilizados em 130 países, a ferramenta da Elipse permite acompanhar, por exemplo, desde a quantidade da microbiota a ser colocada nos tanques (matéria-prima, fungos e bactérias) até as condições ambientais mais indicadas para a fermentação das enzimas (temperatura, pressão, oxigênio, ph, dosagem de nutrientes e amônia).

Depois da fermentação, as enzimas são enviadas para processos de filtragem, granulação, mistura e secagem, tudo controlado pelo E3. A solução possibilita, ainda, a amostragem de dados referentes à fermentação e granulação sob a forma de relatórios e históricos, que podem ser salvos e impressos em Excel ou PDF.

Além disso, o software possui um sistema de alarme que alerta os operadores caso um dos equipamentos não esteja funcionando de acordo com os parâmetros pré-determinados.

Com cinco mil funcionários, a Novozymes possui sede industrial em Araucária, Paraná. A companhia trabalha com biotecnologias de áreas como engenharia genética, química protéica avançada e engenharia protéica para fornecer enzimas para clientes de diversas indústrias.