Severino Benner

Tamanho da fonte: -A+A

A Benner acaba de adquirir 50% de participação na catarinense Insight System Solution, especializada em software de gerenciamento de manufatura sob projeto. Com a compra, fechada em um R$ 1 milhão, a meta é que a empresa represente 10% da receita total já em 2010.

É a quarta aquisição da Benner nos últimos três anos, e outras duas estão em estudo. Com a estratégia, a companhia pretende se manter entre as três maiores fornecedoras de ERP do país.

Antes da Insight, a empresa de Blumenau comprou a AD HOC, especializada em software para transportadoras; a DSS, de inteligência de negócios; e a Simple, focada em sistemas para logística.

"Temos como estratégia ampliar nossa participação no mercado de soluções para indústrias", afirma o presidente Severino Benner. "Por isto, decidimos adquirir a participação na Insight, uma empresa que fornece para o nicho das indústrias que produzem de forma não seriada, que as grandes fornecedoras de software ERP hoje não atendem", complementa.

A aposta é num mercado promissor: segundo dados da CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas, coordenada pela Receita Federal, existem cerca de 30 mil empresas deste segmento no Brasil.

"Hoje apenas algumas pequenas software houses dispõem de soluções para este nicho, mas que nem sempre atendem às necessidades de forma completa", explica Edna Borges Schmitt diretora da Insight.

O InSight Real Time Production é um software desenvolvido com base no conceito ETO (Engineer-To-Order), onde o produto acabado é desenvolvido sob encomenda. O sistema realiza o controle da produção em tempo real, gerenciando projetos desde a fase de orçamento até sua conclusão.

O produto é focado em ferramentarias e indústrias de moldes e integra-se a todos os ERPs do mercado.

Fundada em 2004, a Insight fechou o último exercício com faturamento de R$ 2,5 milhões. A companhia emprega 25 colaboradores e possui uma carteira de 56 clientes, como Simoldes Aços, Linkplas Injetados, Global Logística e Prottos Ferramentaria, entre outros.

Já a Benner conta com mais de 3,5 mil sistemas implantados em 750 organizações de todo o país, como Grupo Santander-Banespa, Bayer, Pão de Açúcar e Marinha do Brasil.