Tamanho da fonte: -A+A

A virtualização e a computação em nuvem formam um mercado potencial de mais de três milhões de usuários no Brasil, segundo estimativas da Hostlocation, data center especializado em MPE´s, baseado no segmento nacional de micro e pequenas empresas.

A avaliação se baseia em um levantamento do Sebrae segundo o qual as MPEs são hoje 98% das 5,1 milhões de empresas existentes no país.

Com foco neste mercado, a Hostlocation lança o pacote Servidor em Minutos. A estrutura, baseada em um parque de equipamentos Dell e Cisco, oferece painel de controle para hospedagem de sites, banco de dados, e-mail corporativo, servidor para games, backup, e-mail marketing e streaming.

Além disso, é possível a oferta do servidor como infraestrutura na nuvem, ou seja: o cliente compra o serviço e instala o software que desejar.

Neste caso, pode-se, ainda, adquirir o gerenciamento do servidor, que pode ser feito pela Hostlocation por R$ 300 mensais.
 
Conforme Marcelo Safatle, diretor executivo do data center, até o fim deste ano a meta da Hostlocation é levar 70% de sua estrutura para a nuvem.

Atualmente, a companhia está migrando os servidores virtuais e dedicados para a nova estrutura.

“Tanto a nuvem quanto os servidores virtuais operam com virtualização. A diferença é que a nuvem usa vários equipamentos, inclusive storages, garantindo total acesso ao serviço e aos dados em caso de falha de qualquer equipamento”, explica Safatle.