Luis Rogério Dupont, diretor de Produto e Tecnologia da Cigam

Tamanho da fonte: -A+A

Ao que tudo indica, a gaúcha Cigam será a primeira empresa de sistemas gestão do Brasil a lançar uma versão de seu produto para Windows 8 Metro – a versão para tablets do novo sistema operacional, baseado na interface do Windows Phone.

A empresa de Novo Hamburgo já tem o ERP portado para a nova plataforma e apresenta a novidade na Cebit, que acontece em Hannover.

Faltando apenas alguns detalhes, como novos ícones e o nome comercial, a versão do ERP gaúcho deve ser lançada junto com o Windows 8, que abriu na semana passada sua fase de testes.

A expectativa é que a nova versão do sistema operacional saia no primeiro semestre.

“Essa interface faz o velho ERP parecer um dinossauro”, comenta Luis Rogério Dupont, diretor de Produto e Tecnologia da Cigam.

Ele exemplifica a tese com funcionalidades que incorporaram ao sistema novos conceitos, como arrastar e jogar, rolar telas lateralmente e “favoritar” elementos ao mundo dos ERPs.

A versão Metro do ERP Cigam foi criada pela área de P&D da companhia hamburguense antes mesmo da disponibilização da plataforma para tablets e PCs, quando ela era limitada aos celulares com Windows Phone.

“Fomos a primeira empresa a migrar o ERP do Unix – DOS para Windows. Pioneirismo é parte da nossa historia”, enfatiza Dupont, destacando que a base de clientes chega a 2,5 mil nomes.

Como o Metro será compatível com Windows 7, conforme anunciado aqui mesmo na Cebit na segunda-feira, 07, pelo COO da multinacional, Kevin Turner, o produto da Cigam já larga com um mercado potencial interessante.

Ao contrário do desastre comercial do Vista, o Windows 7 teve boa recepção, e já responde por 36% da base instalada da empresa.
E o sistema se aproxima cada vez mais do até agora imbatível XP, que corresponde a 47% do total.

*Maurício Renner cobre a Cebit 2012 à convite da Softsul