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A companhia aérea uruguaia Pluna ampliou em 200% suas vendas no Brasil depois da adoção da solução Salesforce.com.

O software foi aplicado à gestão de contatos e processos de comercialização de passagens para grupos de passageiros.

Conforme Gonzalo Mazzaferro Gilmet, diretor Comercial da Pluna no Brasil, antes da ferramenta, cada vendedor tinha sua própria carteira de clientes e, se saísse de férias ou deixasse a empresa, esta tinha de recuperar as informações do zero.

Hoje, o controle é feito sobre cada venda, o que garante a geração de um banco único.

“Obtivemos maior controle sobre os leads - pessoas ou organizações com o potencial para tornar-se um cliente, gerando maior taxa de conversão”, afirma o executivo.

Além disso, hoje a companhia acompanha de forma automática em que fase está à venda para determinado grupo, desde a negociação até a emissão das passagens e o fechamento do negócio.

A solução, integrada pela ValueNet, também deu agilidade às equipes de venda e gestão comercial, já que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo móvel.

Agora, conforme Gilmet, a meta é expandir o projeto para a matriz da Pluna, no Uruguai.

As subsidiárias da Argentina, Chile e Paraguai também deverão receber a implantação, tudo ainda este ano.

Já para 2012 está programada a expansão do projeto para outras áreas, além do departamento de vendas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) está nos planos.