Mundo Verde: 185 franquias no MicrovixERP

09/05/2011 16:04

A Mundo Verde, rede de produtos naturais que é a maior franquia do setor na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), adotou o ERP da joinvilense Microvix em suas 185 lojas, além do BI da mesma fornecedora para sua franqueadora.

Tamanho da fonte: -A+A

A Mundo Verde, rede de produtos naturais que é a maior franquia do setor na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), adotou o ERP da joinvilense Microvix em suas 185 lojas, além do BI da mesma fornecedora para sua franqueadora.

A implantação, que está em andamento e tem previsão de conclusão para setembro deste ano, vai atender às unidades da Mundo Verde no país e uma operação em Portugal – o que, só no ERP, soma cerca 1 mil usuários online.

“Nossas lojas recebem, diariamente, mais de 150 mil clientes em busca de pelo menos um dos mais de 10 mil itens oferecidos, sendo uma média de quatro a sete mil por loja, distribuídos por mais de 1 mil fornecedores”, detalha o diretor Financeiro da rede, Mafaldo Junior.

Uma estrutura que requer sistemas de gestão avançados e não é de hoje, segundo o executivo.

“Notamos a necessidade de um ERP, por exemplo, ainda em 2009, quando a empresa, que até então era familiar, foi adquirida pelo fundo de private equity Axxon Group. Na época, eram 120 lojas”, conta o diretor.

A venda para o fundo foi o pontapé inicial para uma mudança na gestão da companhia, que passou a buscar profissionalização nesta área, além de embasar também na TI o plano de expansão que traçou, segundo Mafaldo Junior.

“Com o plano visamos possuir, em 2015, 450 pontos de venda em todo o Brasil”, comenta o executivo.

Traçada esta meta, a empresa começou a busca por uma solução de gestão que permitisse atender não só às necessidades administrativas das lojas, mas também às demandas de gerenciamento e integração da franqueadora.

A decisão pela Microvix, segundo o diretor Financeiro, se deu por contemplar esta abrangência.

“Os pontos cruciais na escolha do sistema foram a homologação em todos os estados do Brasil, flexibilidade para customizações necessárias à nossa operação no ponto de venda e um BI, o que possibilita criar relatórios e facilita a análise dos dados gerados por toda a rede”, ressalta Mafaldo Júnior.

Uma escolha que, no que vai de projeto, parece ter agradado: a Mundo Verde já projeta a adoção de novos módulos do sistema da fabricante de Joinville.

“Futuramente, novos módulos e serviços serão agregados à solução de ERP, que será usada como plataforma tecnológica. Por exemplo, SPED, NFE, Gestão de Franquias e BPO”, afirma Hugo Fabiano José Cordeiro, CEO da Microvix.

A Mundo Verde atua na venda de produtos que vão desde alimentos diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e dieta Kosher, até suplementos para atletas, livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos e cosméticos naturais, entre outros.

A rede não é a primeira a investir nas soluções da Microvix para gerenciar sistemas de franquias.

A Portobello Shop, por exemplo, adotou o Microvix ERP em 104 lojas franqueadas em todo o país, integrando toda a cadeia via Internet, além de disponibilizar aos credenciados um sistema de gestão integrado ao Oracle EBS na fábrica.

Outra que aposta nos softwares da companhia catarinense é a Chilli Beans, marca de óculos que usa as soluções da companhia em mais de 225 lojas do Brasil, além de uma no Panamá.

Outras redes, como Colcci, LezaLez, Akakia, Starpoint e Soulier também apostam nos sistemas da empresa de Joinville, que, ao todo, atende a mais de 65 mil usuários, distribuídos por mais de 5 mil lojas clientes.

Este ano, a meta da companhia é faturar R$ 20 milhões – R$ 6 milhões a mais do que a receita de 2010.

Para isso, o aumento da carteira está no foco.

“Este ano, mais 1,5 mil lojas serão agregadas à nossa base”, garante Cordeiro. “Temos, atualmente, 800 lojas fechadas e em fase de implantação”, finaliza.

Veja também

Portobello vai de Microvix em 104 lojas
A Portobello Shop é a mais nova cliente da catarinense Microvix. A empresa adotou o Microvix ERP em 104 lojas franqueadas, em todo o país.

Com isso, a Portobello Shop integrou todas as lojas via internet, além de disponibilizar aos franqueados um sistema de gestão integrado ao Oracle EBS na fábrica.

Além disso, a rede passou a conta com um simulador de preço de compra e venda, custo e margem entre franqueados e franqueadora.
Chilli Beans no Panamá com Microvix
A catarinense Microvix, que fornece ERP para as 225 lojas da Chilli Beans no Brasil, acaba de ser responsável também pela implantação do sistema de gestão nas lojas que a rede inaugurou em setembro último no Panamá.
Microvix suporta expansão da Lunender
A Lunender, empresa do ramo têxtil com fábrica em Guaramirim-SC, acaba de lançar uma operação de lojas próprias para sua marca Lez a Lez. Com a novidade, a companhia precisou integrar informações e processos e, para tanto, apostou no ERP 100% Web para Varejo da Microvix.
TAM Viagens controla franquias com EFM

A TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, adotou o Sistema de Gestão de Feedback Empresarial (EFM – Enterprise Feedback Management) da QuestManager.

A solução vai permitir à franqueadora monitorar em tempo real a aplicação dos processos determinados às lojas de sua rede.

Jiva quer triplicar franquias. Sul na mira

A Jiva, empresa de Uberlândia especializada em soluções de gestão para micro e pequenas empresas, lança um plano para expandir sua rede de atuais 20 franquias para 60 até o final de 2012. No foco, estão as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Cresce número de microfranquia no BR

O surgimento de microfranquias está aumentando no país e pode multiplicar as oportunidades para os investidores de pequeno porte, é o que informa o site Exame.com.

As franquias de baixo investimento, como são definidas pelo Sebrae, demandam investimentos de até R$ 50 mil.

Hoje, 80 companhias brasileiras possuem mais de 2 mil franqueados entre os 27 estados do país.

Conforme a Exame, essas empresas representam quase 5% do total de franqueadores nacionais.

Franquia de mkt digital canadense no Brasil

A franquia canadense de serviços de marketing digital WSI – We Simplify Internet acaba de cadastrar seus primeiros três franqueados no Brasil.

Um franqueado atua apenas na cidade de São Paulo, outro no estado paulista e um terceiro tem abrangência nacional.

Inaugurada no Canadá em 1994, a WSI tem mil franquias em 80 países.

Creditaria quer 14 novas franquias no Brasil

Em seu segundo ano de atividades no Brasil, a Creditaria, empresa espanhola de broker de crédito, aposta em expansão no país.

Atualmente com 11 unidades, a previsão é chegar ao fim de 2011 com 25 franquias locais.

A expansão por franchising também deverá atingir outros países da América Latina, como Colômbia e Peru. Hoje, a companhia já atende no Chile e México.