Tamanho da fonte: -A+A

No terceiro trimestre, o número de notificações de páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional) teve um aumento de 98% em relação ao período anterior e de 267% em relação ao terceiro trimestre de 2007, segundo informações do CERT.br. 

Por outro lado, diminuiu sensivelmente o número de notificações de cavalos de tróia no período. Esse tipo de atividade sofreu uma queda de 30% em relação ao segundo trimestre de 2008 e de 10% em relação ao mesmo período de 2007.

O número total de notificações de incidentes no terceiro trimestre de 2008 foi superior a 33 mil, o que representa uma diminuição de 24% em relação ao trimestre anterior e de 1% em relação ao mesmo período de 2007.

O número de notificações de casos de distribuição de arquivos protegidos por direitos autorais, através de redes P2P, sofreu uma queda de 43% em relação ao trimestre anterior, sendo um dos principais fatores para a diminuição geral nas notificações recebidas. Ainda assim, o número de notificações foi 36% maior que o mesmo período de 2007.

Nesse trimestre, o CERT.br recebeu 548 notificações que se enquadraram na categoria "outros", um aumento de 261% em relação ao segundo trimestre de 2008. A grande maioria dos casos observados está relacionada a trechos maliciosos de JavaScript que fazem parte de páginas Web. Um visitante que acesse uma página contendo este tipo de script poderá ter seu computador comprometido.

Mantendo a tendência dos períodos anteriores, as atividades nas portas 1026/UDP e 1027/UDP continuam a crescer e, juntas, representaram 19% das notificações, número ligeiramente superior ao trimestre passado. Estas portas são associadas ao envio de mensagens, sob a forma de janelas de pop-up, ao sistema operacional Windows.