IPads e Zero PCs passarão a ser suportados pela solução de virtualização de desktops Quest vWorkspace, da Quest Software. A disponibilidade foi anunciada nessa semana.

O vWorkspace gerencia, provisiona e estabelece conexões, transformando a infraestrutura de desktops em um serviço sob demanda, procurando manter o ambiente virtualizado com o mesmo desempenho de um PC tradicional.

Segundo Alexandre Duarte, gerente de tecnologia da Quest Software, o vWorkspace Connector for  Zero PCs permite que PCs sejam utilizados como dispositivo-cliente com zero de demanda de administração e atualizações.

Entre as possibilidades, destaca o executivo, está a reinicialização de PCs pela rede, o que diminui custos de administração.

“Isso também pode ser feito a partir de mídias removíveis como DVDs e pendrives, tornando possível acessar desktops virtuais e aplicações sem o uso de ferramentas de gerenciamento do sistema operacional ou do ambiente local”, diz Duarte.

O vWorkspace Connector for Zero PCs está disponível em versão beta na Comunidade do vWorkspace (acesse nos links relacionados abaixo).

No caso do iPad, o conector do vWorkspace está em fase de testes com usuários e parceiros selecionados e será brevemente disponibilizado na Apple App Store.

A Quest Software desenvolve e suporta produtos de gerenciamento de sistemas. Em 2009, o faturamento da empresa foi de US$ 695 milhões.