Tamanho da fonte: -A+A

O Google lançou uma nova linguagem de programação, chamada de Dart.

Segundo os engenheiros da companhia, a novidade, já disponível em preview, espera resolver alguns dos "defeitos" da conhecida linguagem JavaScript.

Em post no blog oficial da empresa,  o engenheiro de software da equipe da Dart, Lars Bak, declara que a ideia é ter uma “linguagem estruturada, mas flexível, para a programação na web”.

De acordo com o IDG News Service, o JavaScript não nominalmente citado, mas as habilidades da Dart lembram a mesma linguagem.

Além disso, documentos vazados mostram que os engenheiros da Google se mostraram frustrados por “falhas fundamentais que não podem ser corrigidas com a mera evolução” do JavaScript.

Feita para a criação de aplicativos web, a Dart é um objeto de linguagem direcionada, podendo ser usada para fazer rapidamente projetos pequenos, assim como para desenvolver aplicativos web em maior escala.

Entre os recursos, diz o IDG, a Dart permite que o programador adicione variáveis sem definir o seu tipo de dados. Na versão preview, a linguagem inclui compilador, máquina virtual e bibliotecas básicas.

Na última estimativa mensal de popularidade de linguagens de programa, o Tiobe Software colocou o JavaScript como a 10ª linguagem mais usada de modo geral, o que ilustra o esforço que o Google terá que fazer para que a Dart emplaque.

Leia a matéria completa do IDG nos links relacionados abaixo.