Tamanho da fonte: -A+A

A Indra, multinacional espanhola de TI, e a ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vinculada ao Ministério das Comunicações, assinaram esta semana um protocolo de intenções para difusão de software gratuito voltado aos portadores de necessidades especiais (PNEs).

O acordo permitirá o download gratuito do Headmouse e do Teclado Virtual por meio dos web sites dos Correios e do Ministério das Comunicações.

Além disso, os Correios manterão uma equipe de suporte treinada pela Indra para esclarecer dúvidas relativas à instalação e o funcionamento das soluções.

O objetivo da aliança é difundir as aplicações no país para proporcionar maior grau de autonomia às pessoas com alguma deficiência, em termos de vida independente, acesso à educação e ao mercado de trabalho.  

As duas aplicações já estão disponíveis no site Tecnologias Acessíveis da Indra - link relacionado abaixo -  e podem ser instaladas em qualquer computador equipado com webcam.

Software para PNEs
O HeadMouse e Teclado Virtual são projetos desenvolvidos dentro das Cátedras de Tecnologia Acessível que a Indra mantém juntamente com a Fundação Adecco e universidades espanholas.

O Headmouse é uma solução tecnológica que permite às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse através de movimentos da cabeça (função "arrastar") e com gestos faciais (função "click").

Já o Teclado Virtual propõe facilitar a escrita de textos sem necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre um teclado digital.