Tamanho da fonte: -A+A

A curitibana Pelissari projeta faturar R$ 47 milhões em 2012, 27% a mais do que em 2011, e para tanto se baseia em SAP, com a força de contratos como o recentemente fechado com as mais de 20 empresas do Grupo Randon.

O projeto, que iniciou em 2010, já teve concluída a implantação do ERP SAP, a integração com a solução fiscal da Pelissari homologada pela fabricante alemã de software, o Soficom, mais ferramentas para áreas que vão do chão de fábrica à gestão de RH.

Ao todo, são mais de quatro mil usuários dos sistemas hoje, em um universo de mais de 12 mil colaboradores geridos pelo módulo de RH em todo o grupo.

Conforme Rudi Pelissari, diretor e CEO da companhia paranaense, o projeto irá ainda além, facilitando a gestão de novas áreas que, por enquanto, a empresa prefere não detalhar.

“A meta de conclusão é o segundo semestre deste ano”, destaca o executivo.

Atualmente, a unidade de Caxias do Sul é responsável por cerca de 25% do faturamento da Pelissari, atendendo a outros clientes de peso, como a Marcopolo.

Para esta companhia, a integradora paranaense não realizou o projeto do zero: a fabricante de ônibus já usava o ERP SAP há cerca de cinco anos, com uma solução de gestão fiscal de um fornecedor concorrente.

“Isso gerava mais demora, por exemplo, na disponibilização dos dados online para o fisco”, destaca Julio Cesar Borges de Souza, diretor de Atendimento da Pelissari.  

Além da Serra Gaúcha e seus grandes players dos setores de transporte, logística e indústria, interessam à empresa curitibana, no Rio Grande do Sul, o interior do estado e clientes dos setores de engenharia, atacado, varejo e utillities.

Também em SC
Hoje com dez funcionários, a filial gaúcha é a segunda da companhia, que também tem unidade em Joinville, de onde atende a clientes como Amanco, Embraco e Multibrás, entre outros.

Ainda este ano, no segundo semestre, uma nova operação se somará à estrutura da empresa.

Breve, no interior paulista
“Abriremos uma filial em Campinas, inicialmente, com representação comercial. Em 2013, terá também presença técnica”, conta Borges de Souza.

Nordeste no foco
Outro plano da Pelissari é se consolidar no Nordeste, onde hoje atende a clientes como o recentemente conquistado Grupo Cornélio Brennand, do Recife, cujo case também trouxe para o SAP Fórum.

O grupo e outros clientes da região são atendidos pela matriz da consultoria, em Curitiba.

Por hora, não há uma declarada meta de abertura de uma filial nordestina, mas, questionado sobre a possibilidade, o CEO deixa escapar um “quê” de projeção.

A empresa
Com cerca de 300 colaboradores, a Pelissari atua em todo o ciclo de serviços aos sistemas SAP – da instalação ao suporte.

A empresa foi reconhecida, em 2011, como a parceira que mais certifica consultores na tecnologia da multi alemã, levando o prêmio SAP Most Certified Consultants.

Além disso, no começo deste mês o Soficom recebeu a certificação SAP NetWeaver 7.0, que atesta que o produto foi desenvolvido e trabalha de acordo com as melhores práticas definidas pela SAP.

 

Gláucia Civa cobre o SAP Fórum 2012, em São Paulo, a convite da SAP Brasil.