HDI: seguros online com Progress SOA

13/10/2011 11:13

A seguradora de veículos HDI implementou uma estrutura SOA com tecnologia Progress  para suportar transações online de cotação e venda de apólices.

Com mais de 60 filiais espalhadas pelo país e parcerias de negócios com cerca de 11 mil corretoras, a companhia adotou um barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional.

Tamanho da fonte: -A+A

A seguradora de veículos HDI implementou uma estrutura SOA com tecnologia Progress  para suportar transações online de cotação e venda de apólices.

Com mais de 60 filiais espalhadas pelo país e parcerias de negócios com cerca de 11 mil corretoras, a companhia adotou um barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional.

A estrutura permite agilizar a publicação de serviços de cotação e venda automatizadas no portal de vendas HDI Digital.

“Ao se conectar a esta plataforma de negócios, passamos a ter de responder a centenas de solicitações de orçamentos para seguros de veículos em questão de poucos segundos, sob o risco de ficar fora de um grande número de concorrências”, afirma Ana Paula Soares, Diretora de TI da HDI.

Segundo ela, para garantir “índices de SLA praticados pelo mercado”, a solução empregada necessitava prover visibilidade e monitoramento ao longo de todo o processo, assegurando a governança das transações, desde a chegada das solicitações de orçamento até o envio das cotações para o corretor.

Ana Paula ressalta que, com a solução da Progress, enquanto a maior parte dos concorrentes da HDI se preocupa com a rapidez nas respostas às cotações online, a opção da seguradora pelo modelo SOA foca a rastreabilidade das operações.

“Temos um nível superior de governança", assinala a executiva.

Já Marcos Cezar de Primo Franceschini, gerente Comercial da Progress, afirma que a combinação do cálculo automático com as funcionalidades de governança proporcionada pela plataforma Actional permitem à HDI rastrear e identificar qualquer ocorrência de erro ou latência ao longo de todo o processo.

Baseada na nova estrutura e modelo de governança SOA, a plataforma de negócios online da HDI agora suporta todo o tipo de alarmes acionados por regras de negócio criadas pelos próprios gestores da área comercial.

Assim, se houver uma falha de cálculo ou um nível de conversão incompatível com os precedentes históricos, o sistema dispara alertas para as aplicações ou usuários envolvidos, possibilitando tomar providências que evitam a perda de negócios ou o estouro de prazos.

"Com este cenário, monitoramos mais de 600 mil cálculos mensais, sempre com toda a visibilidade e com ações imediatas e assertivas se necessárias”, finaliza a diretora de TI.

Veja também

HDI abre no Chile e quer US$ 4 milhões
O Grupo HDI, empresa de São Paulo especializada em alta automação de testes de software, acaba de abrir um escritório em Santiago, Chile.

A unidade será a plataforma de operações da companhia para todo o Cone Sul e Caribe, com vistas ainda a atender os mercados da Colômbia e Venezuela. A meta é faturar até US$ 4 milhões ao ano.
Open Group e SOA Project: segurança em cloud

Integrantes do Security for the Cloud do Open Group e do SOA Project anunciam o desenvolvimento de uma arquitetura de segurança de rede especialmente focada no mercado de cloud computing.

Além da nova arquitetura, o grupo também criou um guia da área, intitulado “An Architectural View of Security for Cloud”.

Ticket adota SOA com Escala Informática

A Ticket, empresa que atua no mercado de refeição-convênio, está implantando uma nova solução SOA para simplificar e agilizar a sua cadeia de serviços.

Baseada na plataforma IBM WebSphere, a solução foi projetada e implementada com apoio da Escala Informática.

Os valores da negociação não foram revelados.

Air France e KLM: SOA com Progress

O Grupo Air France adotou a plataforma de arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês) Progress Actional para viabilizar a integração com o ambiente de TI da holandesa KLM, adquirida em 2004.

O projeto envolvia a  atualização do serviço de reservas da companhia da KLM, considerado um dos mais estratégicos para sua competitividade e eficiência, sem a necessidade de substituir todo o legado de tecnologia.

Escala: 120 projetos SOA e BPM em 3 anos

A Escala Informática, paulista especializada em tecnologia para suporte a negócios, vai encerrar o exercício de 2010 com  120 projetos de BPM e SOA implementados, em um período de três anos, para corporações médias e grandes de todo o país.

Oracle SOA Suite 11g integra negócios e TI

A Oracle lança a nova versão da SOA Suíte 11g, que possibilita a integração de dados entre sistemas separados, permitindo às empresas unir os objetivos de negócio com a infraestrutura de TI.

Benner e Magic: integração em SOA e BPM
A catarinense Benner acaba de firmar um acordo com a Magic Software Brasil para adoção da plataforma iBolt Integration Suite em projetos de integração de processos de negócios.

Com a parceria, a Benner pretende ampliar seu leque de ofertas, promovendo a integração de seu ERP com diferentes sistemas, aplicativos e softwares disponíveis no mercado.
Stefanini: hotsite para mercado de seguros

A Stefanini IT Solutions, provedora global de soluções para TI, anuncia o lançamento do hotsite Seguradoras 2.0, direcionado ao mercado de seguros.

Com o objetivo de apresentar inovações ao setor, a companhia disponibiliza no portal algumas soluções, como é o caso do Framework Acelerador, que permite ao segurador desenvolver novos produtos e configurar os fluxos das operações de forma integrada.

Caixa Seguros investe em relacionamento 2.0

O Grupo Caixa Seguros investiu em uma nova estratégia de relacionamento com os seus nove milhões de clientes, focada na internet.

Entre os lançamentos estão um blog com notícias, dicas e informações, além de perfis em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube e Flickr.

João Lima na área de seguros da IBM Brasil

A IBM Brasil contratou João Alceu Amoroso Lima para reforçar sua equipe de especialistas no mercado de seguros.

Com 23 anos de experiência na área, João Alceu atuará como Executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para Seguros.

Usix: novo produto para setor de seguros
A Usix, empresa cearense de software para o mercado de seguros, anuncia para os próximos meses o lançamento do “WIStudio”, sistema que propõe  como diferencial um configurador de produtos para diferentes ramos, como seguros de automóveis, empresariais e condominiais.

De acordo com o diretor da empresa, Dionízio Araújo, a ferramenta permitirá que a seguradora tenha mais facilidade para criar ou reformular um produto, já com a tarifação definida, agilizando o seu lançamento no mercado.
Confiança Seguros contrata Constat
A Confiança Companhia de Seguros contratou a Constat para o gerenciamento de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Com o contrato, a Confiança cumpre as atribuições instituídas pelo Decreto 6523/08, que rege os SAC´s, que estipula diversas regras para o atendimento em contact centers, entre elas a agilização das chamadas, para redução no tempo entre o primeiro contato e a resolução do problema apresentado pelo usuário.