A seguradora de veículos HDI implementou uma estrutura SOA com tecnologia Progress  para suportar transações online de cotação e venda de apólices.

Com mais de 60 filiais espalhadas pelo país e parcerias de negócios com cerca de 11 mil corretoras, a companhia adotou um barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional.

A estrutura permite agilizar a publicação de serviços de cotação e venda automatizadas no portal de vendas HDI Digital.

“Ao se conectar a esta plataforma de negócios, passamos a ter de responder a centenas de solicitações de orçamentos para seguros de veículos em questão de poucos segundos, sob o risco de ficar fora de um grande número de concorrências”, afirma Ana Paula Soares, Diretora de TI da HDI.

Segundo ela, para garantir “índices de SLA praticados pelo mercado”, a solução empregada necessitava prover visibilidade e monitoramento ao longo de todo o processo, assegurando a governança das transações, desde a chegada das solicitações de orçamento até o envio das cotações para o corretor.

Ana Paula ressalta que, com a solução da Progress, enquanto a maior parte dos concorrentes da HDI se preocupa com a rapidez nas respostas às cotações online, a opção da seguradora pelo modelo SOA foca a rastreabilidade das operações.

“Temos um nível superior de governança", assinala a executiva.

Já Marcos Cezar de Primo Franceschini, gerente Comercial da Progress, afirma que a combinação do cálculo automático com as funcionalidades de governança proporcionada pela plataforma Actional permitem à HDI rastrear e identificar qualquer ocorrência de erro ou latência ao longo de todo o processo.

Baseada na nova estrutura e modelo de governança SOA, a plataforma de negócios online da HDI agora suporta todo o tipo de alarmes acionados por regras de negócio criadas pelos próprios gestores da área comercial.

Assim, se houver uma falha de cálculo ou um nível de conversão incompatível com os precedentes históricos, o sistema dispara alertas para as aplicações ou usuários envolvidos, possibilitando tomar providências que evitam a perda de negócios ou o estouro de prazos.

"Com este cenário, monitoramos mais de 600 mil cálculos mensais, sempre com toda a visibilidade e com ações imediatas e assertivas se necessárias”, finaliza a diretora de TI.