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O HSBC Brasil implementou o projeto DDA (Débito Direto Automático) para simplificar processos internos, com base nos softwares IBM WebSphere Message Broker v7 e Websphere MQ v7.0.

Conforme Fabricio Remor, gerente de Arquitetura de TI para América Latina do HSBC Brasil, o projeto reduziu filas nas agências.

“Agilizando tarefas rotineiras, como entrega e processamento de boletos eletrônicos para clientes, diminuiu a necessidade de pagamentos em papel”, afirma ele.

Além disso, o HSBC também agilizou processos na área de TI, pois a solução possibilita reutilizar funcionalidades pré-existentes de infraestrutura na camada de integração.

“Esta característica permite o foco na elaboração de serviços, processos e inteligência no tratamento de regras e políticas, reduzindo o tempo de entrega”, comenta Remor. “Agora, conseguimos atender demandas internas e externas em tempo recorde, além de integrar agências e serviços com órgãos reguladores e parceiros externos”, completa.

O projeto levou sete meses para ser implantado e, de acordo com o gerente, é o passo inicial para adoção do Business Process Management (BPM) pela instituição.