A CPM Braxis Capgemini firmou uma parceria com a Teradata, especializada em data warehousing corporativo.

O acordo torna a companhia brasileira responsável por implementar a plataforma de data warehouse Teradata como infraestrutura relacional para o SAP BW.

“A proposta é a combinação da tecnologia e especialização da Teradata com os recursos, competências e experiências da CPM Braxis Capgemini na consultoria de negócios, integração de sistemas e outsourcing”, explica o head do cluster de BI/EPM da COM, César Casado.

Segundo ele, a parceria já vinha sendo trabalhada entre as empresas desde o final do ano passado, mas a fusão CPM Braxis/Capgemini, oficializada no último trimestre de 2010, deu impulso para o fechamento do acordo.

“A Capgemini é a segunda maior parceira da Teradata no mundo e a maior na Europa, com mais de 20 clientes conjuntos”, ressalta Cassado. “Além disso, agora somos o único parceiro global com forte atuação no Brasil que concilia vendas de hardware e de software”, complementa.

Já a diretora de Alianças e Canais da Teradata para América Latina, Raquel Hauschild, avalia que a nova aliança traz para a companhia mais competitividade em verticais em que pretende crescer no Brasil, como governo, bens de consumo, varejo e manufatura.

A executiva também baseia a aposta em estudos como o do Gartner sobre o mercado de BI mundial: conforme a consultoria, em 2011 este tipo de solução movimentará aproximadamente 10% a mais do que no ano passado em todo o globo.

“É um bom momento para as empresas explorarem este fator também em terras brasileiras. Já desenvolvemos um projeto de sustentação do data warehouse em um grande cliente do setor financeiro”, afirma Cassado. “O objetivo é atuar fortemente neste setor, para que sejamos líderes na oferta desta plataforma”, acrescenta.

No contexto global, a Capgemini desenvolveu soluções conjuntas para atender a demandas específicas de algumas verticais de mercado, como finanças, utilities, Telecom.

Agora, a meta é trazer ao Brasil algumas destas ofertas, de acordo com a demanda.

Segundo Cassado, a meta começa pelos segmentos de varejo, bens de consumo e serviços financeiros porque muitos dos data warehouses que já foram construídos no país, especialmente para clientes destas áreas, já estão obsoletos.

“As principais vantagens do data warehouse da Teradata são performance e escalabilidade. Ou seja: as aplicações funcionam rapidamente e a arquitetura do sistema permite que as ampliações sejam realizadas com mais facilidade. Além disso, é uma plataforma especializada no ambiente analítico e é homologada pela SAP”, finaliza ele.

A CPM Braxis Capgemini é a maior empresa de serviços de TI de origem brasileira, segundo dados próprios.

Resultante da aquisição da CPM Braxis pelo Grupo Capgemini, a companhia oferece consultoria e outsourcing, contando com application services, infrastructure technology services e BPO.

Atualmente, a estrutura da CPM Braxis Capgemini conta com oito centros de desenvolvimento, um data center e mais de seis mil profissionais.

A companhia também mantém centros de teste e comando para gerenciamento remoto de infraestrutura, bem como núcleos de serviços compartilhados de manutenção e suporte para soluções SAP.

A empresa tem certificação CMMI Dev 1.2 Nível 5 e presença no Black Book of Outsourcing como uma das 50 melhores companhias globais de outsourcing (22ª posição).