Romulo Dornelles
A porto-alegrense Ilegra está a todo vapor para alcançar a meta de faturar R$ 15 milhões em 2012, alta de 20% sobre os R$ 12,5 milhões de 2011.
A estratégia inclui a reestruturação da área comercial, com realocação de profissionais, contratações e adoção de CRM, além de novidade no portfólio: a empresa acaba de ser certificada pela Google Enterprise para Google Apps for Business no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Além de ofertar a plataforma empresarial, que traz aplicações que facilitam a comunicação e colaboração nas companhias, também estamos aptos à implementação e suporte da solução. O foco são médias e grandes empresas”, explica o diretor de Alianças da Ilegra, Roger Müller.
O Google Apps for Business contempla serviço de e-mail e ferramenta de mensagens instantâneas, calendário, vídeo, rede social interna, repositório de documentos e aplicação web para construção de sites, tudo dentro do próprio domínio empresarial.
“A plataforma reduz significativamente custos, com servidor de e-mail, hardware e software, já que as aplicações ficam alojadas na nuvem”, afirma Müller.
Para o gerente de Vendas do Google Enterprise, João Itaqui, a homologação da Ilegra é estratégica.
“Acreditamos fortemente na visão e empreendedorismo da região Sul, por isso apostamos nesta revenda local para suportar as grandes empresas gaúchas e catarinenses”, destaca ele.
Redesenhar para crescer
A companhia gaúcha também vive um momento de reestruturação comercial, que começou pelo deslocamento do gerente de Relacionamento, Paulo Rocha, da matriz de Porto Alegre para a unidade de São Paulo.
Na Ilegra há cerca de 1,5 ano, Rocha atua agora no escritório que concentra três colaboradores focados essencialmente no comercial, já que a equipe técnica e operacional se concentra na sede gaúcha.
“Decidimos deslocá-lo daqui para São Paulo, ao invés de contratar uma pessoa lá, porque Rocha já conhece muito bem nossos produtos, o que reforça nossa estratégia, que agora também passa pela especialização dos gerentes de relacionamento por linhas de serviço”, afirma Rômulo Dorneles, diretor Comercial da companhia.
O escritório paulista atende a cinco clientes. Já no geral, a carteira da Ilegra soma 40 nomes, o que inclui também os atendidos pelo escritório instalado em 2011 nos EUA, que este ano deve representar cerca de 37% dos negócios.
“O foco é o mercado norte-americano, mas também atendemos a clientes com unidades em outros países”, comenta Dornelles.
Gerenciando o relacionamento
A aposta da empresa gaúcha no relacionamento comercial vai ainda mais longe, com a adoção recente da ferramenta de gestão de vendas da Salesforce.com e da rede social privada Chatter, da mesma fornecedora, para comunicação e colaboração interna.