Tamanho da fonte: -A+A

A Apple anunciou nesta quinta-feira, 16, a nova versão do sistema operacional para computadores e notebooks, o Mac OS X 10.8, que recebeu o nome de "Mountain Lion".

O download do sistema está disponível apenas para desenvolvedores, a versão para usuários deve chegar em julho.


O Mountain Lion conta com mais de 100 novos recursos para Macs. Entre eles, o sistema aposenta o iChat, que permitia conversar por meio de texto e vídeo com outros usuários, e introduz o iMessage, programa de troca de mensagens entre iPad e iPhone. 

Conforme publicação no G1, os usuários poderão enviar mensagens ilimitadas, compartilhar vídeos e fotos com outras pessoas e retomar a conversa iniciada em um outro Mac, no iPhone ou iPad.

Além disso, há um sistema de notificação de mensagens, e-mails e tweets, que aparecem em uma aba especial na tela principal do computador, tal como no tablet e smartphone da Apple. Ao clicar nas notificações, os programas referentes à mensagem abrem automaticamente.

“A nova versão substitui o Lion 10.7 e tenta unir os Macs com o sistema portátil iOS, armazenando e sincronizando os dados com o iCloud”, comenta Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple, ao G1.
 
A Apple cobra US$ 30 pelo download do Lion e do Snow Leopard, versões anteriores do sistema. Entretanto, ainda não divulgou o preço do Mountain Lion.