IBM e Totvs assinaram um acordo pelo qual a multinacional vai oferecer todas as linhas de ERP da empresa brasileira no modelo software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) para pequenas e médias empresas em economias emergentes.

A aliança se inicia na Argentina, Chile e Colômbia. No Brasil, o acordo entre as empresas prevê que clientes Totvs recebam uma oferta complementar do software de Business Intelligence Cognos, da IBM.

“Além de serem países em crescimento, eles foram escolhidos pelo fato de nosso ERP já estar
preparado e adaptado para esses mercados, seguindo as regras e especificações locais”, ressalta Laércio Cosentino, presidente da Totvs.

De acordo com a IDC, o mercado de ERP para este segmento em países emergentes é da ordem de US$ 1,8 bilhão, com previsão de crescimento de 9,4% até 2013.

E, ainda de acordo com especialistas, a solução de Business Analytics será a próxima demanda de TI entre essas empresas. Só no Brasil, o mercado de Business Intelligence para pequenas e médias está avaliado em US$ 88,4 milhões.

Atualmente, a Totvs possui mais de 26 mil clientes no mundo, o que lhe confere a 7ª posição no ranking global de fornecedores de ERP, segundo o Gartner. Na América Latina, a Totvs é líder com 31,2% de market share, e no Brasil, detêm 49,1% do mercado.