A Automatos, empresa de software para gestão de infraestrutura de TI e segurança da informação, dedicou 2010 à expansão no Sul.

A companhia abriu uma fábrica de software em Florianópolis no primeiro semestre, encerrando as atividades deste gênero no Rio de Janeiro e São Paulo, além de instalar um Security Operations Center (SOC) na capital catarinense, que agora concentra 70 colaboradores, prestando também suporte de nível 1.

Segundo maior mercado da empresa no país, a região também receberá novos investimentos em breve: já está em andamento a instalação de um escritório em Curitiba, onde atuarão gerentes de serviços e vendas, com previsão de inauguração ainda para 2010.

Já para dois ou três anos o plano é estabelecer uma unidade também em Porto Alegre. Hoje, a companhia atende a cerca de dez clientes no Rio Grande do Sul, incluindo nomes como TJ-RS, Procempa, Dellano e Sabemi.

“Apostamos muito no Sul, e outra prova disso é que iniciamos nosso programa de canais pela região. Hoje, temos três parceiros em Curitiba, um em Florianópolis e outro em Porto Alegre”,  declara Carlos Osti, diretor de Canais da Automatos. “Ainda este ano, pretendemos ter mais um na região da Serra Gaúcha e dois no interior do Paraná”, complementa.

Além do Sul, a companhia já conquistou canais também na Bahia, Recife e Pará. Até meados de 2011, a meta é ter ao menos dois canais em cada estado brasileiro.

Fundada em Cupertino, EUA, a Automatos transferiu sua matriz para São Paulo e hoje conta com SOCs também na capital paulista e Miami, além de escritórios no Rio de Janeiro, Atlanta e Londres.

A empresa exporta seus softwares para 19 países, contando com implantações em mais de três milhões de desktops e 600 mil servidores de companhias de diversos portes e segmentos.

Só no Brasil a carteira soma 800 clientes, entre eles Oi, Carrefour, Santander, Vivo, Tivit e Ambev. A empresa não divulga dados de faturamento e crescimento, mas, segundo Osti, plenaja se tornar, até o final de 2011, a segunda maior de software do país.

Além disso, a Automatos protege mais de 283 mil hosts e 195 mil caixas postais, gerencia anti-malwares em mais de 120 mil hosts, trata mais de 520 milhões de e-mails mensais e analisa mais de dois milhões de eventos de segurança/dia.