A europeia Eset, especializada em segurança digital, anuncia Richard Marko como seu novo CEO.

O executivo, um dos desenvolvedores de um dos carros-chefe da companhia, o antivírus Eset NOD32, substitui Miroslav Trnka, que continua na empresa como membro do conselho.

Antes de assumir o novo posto, Marko atuou durante dois anos como CTO da Eset.

Além do novo CEO, a empresa também anuncia a nomeação de seu novo Chief Sales & Marketing Officer, o argentino Ignacio Sbampato, que irá liderar as áreas de vendas, marketing e suporte técnico no mundo todo.

Anteriormente, Sbampato atuou durante seis anos como CEO da Eset América Latina, liderando também o Laboratório de Pesquisa em Ameaças da região.

“As vendas na América Latina tiveram um crescimento de 836% entre 2006 e 2009, representando mais de 5% das vendas mundiais atualmente”, afirma Sbampato.

Já conforme Camillo Di Jorge, country manager da Eset Brasil, o crescimento na região latino-americana é superior à taxa de expansão do mercado de segurança mundial, segundo dados do IDC.

Segundo ele, a presença de um executivo latino-americano na cúpula da Eset demonstra o interesse da empresa no mercado local.

A Eset tem matriz na Bratislava (Eslováquia), contando com escritórios de coordenação global nos EUA, Reino Unido, República Checa, Polônia e Argentina.

A empresa também está no Brasil, com uma equipe de vendas e marketing, desde 2009.

A companhia oferece antivírus, firewall e antispam, atuando com parceiros como Canon, Dell, Bridgestone e Microsoft, e consta no ranking Deloitte Technology Fast 500 - região Europa, Oriente Médio e África, por cinco anos consecutivos.