OLHO NAS GRANDES

Progress e Sensedia juntas em SOA

19/04/2012 09:15

A Progress Software firmou uma parceria com a Sensedia, desenvolvedora de soluções de governança e SOA, para ofertas conjuntas na área de governança e integração semântica de dados.

Segundo Edenize Maron, gerente geral da Progress Brasil, o foco da estratégia é conquistar grandes companhias brasileiras e aquelas que estudam ou já realizaram aquisições ou fusões.

Divulgação, PSD / Flickr

Tamanho da fonte: -A+A

A Progress Software firmou uma parceria com a Sensedia, desenvolvedora de soluções de governança e SOA, para ofertas conjuntas na área de governança e integração semântica de dados.

Segundo Edenize Maron, gerente geral da Progress Brasil, o foco da estratégia é conquistar grandes companhias brasileiras e aquelas que estudam ou já realizaram aquisições ou fusões.

“Isto porque a solução auxilia na simplificação de processos de integração de ambientes heterogêneos de dados”, explica o executivo.

Conforme Maron, a solução resultante da parceria abrange todo o ciclo de vida do produto tecnológico, desde o tempo de desenho (design-time) até a operação das aplicações, serviços e integrações (run-time).

Na parceria, a Sensedia entra não só com sua ferramenta de governança SOA, o Sensedia Repository, mas também com consultoria baseada em metodologia Lean.

De acordo com o gerente da Progress Brasil, as maiores empresas do país já internalizaram, a um ponto próximo da saturação, as tecnologias mais relevantes que são oferecidas pela indústria, o que abre oportunidades para a parceria.

“Esse patamar de usuários está ávido por ofertas capazes de aperfeiçoar a usabilidade e o aproveitamento do arsenal já instalado. A solução Progress com Sensedia, por ser agnóstica, é uma boa alternativa para as grandes empresas brasileiras”, afirma.

Já o cofundador e CEO da Sensedia, Kleber Bacili, a empresa também vai fornecer serviços de avaliação, desenho de solução e suporte em tecnologia Progress para sua base de clientes.

O movimento é mais uma das estratégias da Progress para crescer no Brasil, seu mercado de maior crescimento na América Latina, onde, em 2010, a companhia superou a meta de receitas, fechando com 120% de resultado e mais de quatro mil clientes.

Globalmente, a empresa cresceu 77% no mesmo período.

Veja também

HDI: seguros online com Progress SOA

A seguradora de veículos HDI implementou uma estrutura SOA com tecnologia Progress  para suportar transações online de cotação e venda de apólices.

Com mais de 60 filiais espalhadas pelo país e parcerias de negócios com cerca de 11 mil corretoras, a companhia adotou um barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional.

Progress atinge 120% de meta no Brasil

A Progress Software superou a meta de receitas estipulada para 2010 no Brasil. A subsidiária fechou com 120% de resultado nas metas traçadas para o país.

De acordo com Luiz Cláudio Menezes, Presidente da Progress Software Brasil, o impulso veio especialmente de verticais como bancos, corretoras e fundos de investimento no uso da plataforma Apama de negociações de alta frequência por algoritmos.

Brasil é menina dos olhos da Progress

A Progress Software vem diversificando seus negócios - novidades como SOA, processamento de eventos complexos e electronic trading estão tirando espaço da tradicional plataforma de desenvolvimento OpenEdge.

E nesta estratégia, o Brasil tem sido o mercado de maior crescimento no mundo.

Progress, sem country manager no Brasil

A Progress Software não terá mais um country manager no Brasil.

Com a saída de Luiz Claudio Menezes para a fabricante de cartões de pagamento e cartões inteligentes GD Burti, a operação brasileira será comandada por Carlos Atehortua, vice presidente da Progress para a América Latina, sediado em Miami.

Ex-Autodesk é CEO da Progress

Jay Bhatt, ex-responsável pela área de AEC (Arquitetura Global, Engenharia e Construção) da Divisão de Soluções da Autodesk, é o novo CEO da Progress Software Corporation.

Na Autodesk, Bhatt foi responsável pelas operações de desenvolvimento de software, marketing, gerenciamento de produtos, desenvolvimento de negócios, finanças e recursos humanos.

Open Group e SOA Project: segurança em cloud

Integrantes do Security for the Cloud do Open Group e do SOA Project anunciam o desenvolvimento de uma arquitetura de segurança de rede especialmente focada no mercado de cloud computing.

Além da nova arquitetura, o grupo também criou um guia da área, intitulado “An Architectural View of Security for Cloud”.

Brasília tera SOA e Cloud Symposium

O SOA e Cloud Symposium, evento que reúne especialistas da arquitetura em destaque, terá edição em Brasília, entre 28 e 29 de abril, das 8h às 19h30, no Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C).

O evento conta com debates, cases e workshops preparatórios para diversas certificações em SOA.

Entre os palestrantes está Thomas Erl, editor da SOA Magazine e um dos autores mais vendidos sobre Arquitetura Orientada a Serviços.

Ticket adota SOA com Escala Informática

A Ticket, empresa que atua no mercado de refeição-convênio, está implantando uma nova solução SOA para simplificar e agilizar a sua cadeia de serviços.

Baseada na plataforma IBM WebSphere, a solução foi projetada e implementada com apoio da Escala Informática.

Os valores da negociação não foram revelados.

Air France e KLM: SOA com Progress

O Grupo Air France adotou a plataforma de arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês) Progress Actional para viabilizar a integração com o ambiente de TI da holandesa KLM, adquirida em 2004.

O projeto envolvia a  atualização do serviço de reservas da companhia da KLM, considerado um dos mais estratégicos para sua competitividade e eficiência, sem a necessidade de substituir todo o legado de tecnologia.