Fábio Matias de Souza, diretor de Software da Bematech
A curitibana Bematech, especializada em TI para o varejo, firmou uma parceria com o C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife para desenvolvimento de um sistema para ponto de venda (PDV).
O processo de desenvolvimento envolve quatro fases: estudos e pesquisas, ideação, prototipação e avaliação.
Na primeira, serão visitados estabelecimentos de uma grande rede de varejo cliente da Bematech para avaliar as necessidades dos usuários finais.
Em seguida, será definida a solução, em si.
Depois disso, o Centro disponibilizará um protótipo que será utilizado para o teste de usabilidade com o usuário final.
O escopo técnico do projeto envolve, ainda, a criação do design do wireframe e implantação da interface gráfica do usuário, compatível com sistemas touch screen e desktop, em Java para o sistema PDV multiplataforma (Windows e Linux) da Bematech.
“É esperado que o novo PDV esteja concluído até o final de dezembro”, afirma Antenor Gomes Neto, diretor adjunto de Desenvolvimento de Software da companhia.
Não é a primeira parceria entre Bematech e C.E.S.A.R: a companhia já tem dois projetos em andamento com a organização pernambucana.
Um deles, o Fiscolink, um sistema online para monitoramento de impressoras fiscais.
Outra iniciativa conjunta foca a área de microterminais com software embarcado.
Além da matriz em Curitiba, a Bematech tem unidades em Belo Horizonte, Diadema, Goiânia, Jundiaí, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Pinhais e São Paulo.