Com 94%, Sul e Sudeste lideram pirataria

20/04/2010 10:00

O Sul e o Sudeste brasileiros foram líderes do ranking de software pirata no mês de março, com 94% das mídias apreendidas em uma operação realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Business Software Alliance (BSA) e Entertainment Software Association (ESA).

Pirataria invade Sul e Sudeste

Tamanho da fonte: -A+A

O Sul e o Sudeste brasileiros foram líderes do ranking de software pirata no mês de março, com 94% das mídias apreendidas em uma operação realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Business Software Alliance (BSA) e Entertainment Software Association (ESA).

No período, uma ação coordenada por todas as esferas da polícia do país resultou num total de 116 mil CDs falsificados apreendidos. Foram 66 operações de apreensão, 29% a mais do que em fevereiro.

“Foz do Iguaçu, São Paulo e Rio de Janeiro, três áreas extremamente impactadas pela pirataria em função de suas localizações e por serem importantes pólos comerciais, foram as praças com maior saldo de apreensão”, comenta Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES.

Silva também destaca as ações de combate à pirataria corporativa. Em março, as entidades receberam 468 denúncias, por e-mail e telefone, sobre empresas que estavam supostamente com suas bases instaladas irregulares.

“Tivemos um salto de 45% em termos de denúncias e de 122% em ações iniciadas contra essas companhias”, detalha Silva. “Enviamos, ainda, 239 notificações contra as empresas infratoras”, comenta.

O monitoramento da venda de produtos piratas na internet também registrou avanços. Em março foram retirados do ar 1,4 mil anúncios de produtos ilegais, valor 15% maior que o mês anterior, além de 25 websites utilizados para a mesma finalidade.

As ações de ABES, BSA e ESA contra a pirataria de software podem ser conhecidas em detalhes pelo site abaixo.

Veja também

Pirataria sai do CD e vai para web
Caiu o número de CDs piratas apreendidos no Brasil, em 2009. No entanto, não houve diminuição de pirataria mas sua migração para a web.

A informação faz parte de um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes) na terça-feira, 13.
Avatar: 3D não impede pirataria recorde
Os efeitos em 3D do filme Avatar não impediram que 980 mil pessoas baixassem o longa-metragem, em uma semana, via torrents.

Apenas nos primeiros dois, o número de downloads ultrapassou as 500 mil cópias, segundo dados do site TorrentFreak.

“Você pode piratear um filme 3D mas não pode piratear em 3D. Você não pode engarrafar a experiência”, afirmou o diretor do longa, James Cameron, ao jornal The Times.
MS: atualização antipirataria para Windows 7
A Microsoft começou a oferecer aos usuários do Windows 7 uma atualização para o Windows Activation Technologies - WAT, programa antipirataria anteriormente conhecido como Windows Genuine Advantage -WGA.

De acordo com a empresa, a revisão era necessária para detectar mais de 70 “exploradores de ativação”, termo usado pela Microsoft para designar o que outros chamam de “crack”, que ativa o produto usando chaves roubadas em cópias ilegais do Windows 7.
Schmitt assume presidência da ABES

A Associação Brasileira das Empresas de Software - ABES elegeu na última semana os novos membros da diretoria executiva que estarão à frente da entidade pelos próximos três anos.

Assume a posição de presidente da entidade Gerson Schmitt, cargo exercido até o momento por José Curcelli.

ABES e Equifax: software legal, crédito fácil
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) acaba de firmar uma parceria com a Equifax, provedora de banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas voltada à inteligência em gestão empresarial, com o objetivo de diminuir o índice de pirataria no Brasil, por meio de benefícios às empresas regularizadas.
ABES destrói 115 mil mídias em janeiro

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) destruiu, em janeiro, cerca de 115 mil CDs e DVDs e mais de quatro mil cartuchos piratas.