A HP e a Microsoft anunciam uma iniciativa conjunta global de quatro anos para a entrega de aplicativos de comunicação e colaboração da Microsoft, por meio de serviços globais de nuvem privada e pública.

O contrato prevê que as marcas ofereçam soluções de nuvem projetadas para ajudar organizações a oferecerem serviços para novos usuários, transferir recursos de TI direcionados à manutenção de sistemas para a inovação e transformarem suas despesas de capital com tecnologia em custo operacional.

Na nuvem privada as soluções ofertadas são HP Enterprise Cloud Services-Messaging, HP Enterprise Cloud Services-Collaboration, Microsoft SharePoint Server 2010 e Microsoft Lync Server 2010 como um serviço a partir de datacenters da HP em todo o mundo.

Já o modelo público conta com o Microsoft Office 365 e as ferramentas de colaboração e produtividade do Office, que serão entregues pela Microsoft por meio da nuvem.

Além disso, a solução híbrida trabalha com Microsoft Office 365, HP Enterprise Cloud Services Messaging, HP Enterprise Cloud Services Collaboration e HP Enterprise Cloud Services Real Time Collaboration.

Essa não é a primeira parceria entre as marcas. Em 2010, a Microsoft e HP fecharam um acordo envolvendo US$ 250 milhões em investimentos, com duração de três anos.

O acordo foi direcionado ao mercado corporativo e teve como foco a criação de um novo modelo de infraestrutura para aplicações, investimentos em cloud computing e virtualização.

A atual iniciativa faz parte da estratégia da HP de crescimento, para dobrar ou triplicar a receita em software do atual nível de US$ 5 bilhões.