José Leal Jr.

A Afina, multinacional espanhola especializada na distribuição de produtos e prestação de serviços de TI, está em busca de novos canais no estado do Rio Grande do Sul.

A companhia já tem cerca de dez canais em todo o Sul, sendo quatro gaúchos, três em Santa Catarina e outros três no Paraná. Com o novo programa, a meta é dobrar este número ainda em 2011.

“Queremos ampliar os canais de vendas em todo o Brasil, com foco no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Nordeste”, explica José Leal Jr. , country manager da Afina no país, onde hoje são 200 canais, ao todo, o que deverá ser ampliado em 50 com as ações de recrutamento.

No mercado gaúcho, o foco da companhia se dá em função do “grande numero de corporações com forte potencial de investimento nas soluções do portfólio”, segundo Leal Jr.

Hoje, o Sul tem pouca representação percentual dentro dos negócios da empresa no país. Porém, com as novas ações, a meta é que a fatia regional chegue a 15% ou 20% do faturamento já este ano.

No geral, a Afina pretende crescer 50% em 2011. No ano passado, a taxa de expansão foi de 110%.

Como atrair?
Para os novos canais, a distribuidora oferece uma grade de treinamentos e capacitações técnicas e comerciais.

“Desenvolvemos um catálogo de formação técnica em novas tecnologias. Somos o Centro Autorizado de Formação (ATC) da maior parte das soluções que distribuimos”, conta o country manager.

Portfólio de gigantes
Além disso, há a diversidade do portfólio, que amplia as capacidades das revendas nas áreas de virtualização e data center, segurança e infraestrutura, abrangendo soluções de fabricantes como Enterasys, Citrix, Barracuda, Check Point, Fortinet, NetApp, Blue Coat e F5, entre outros.

A multi
A Afina tem sede em Madrid, com escritórios no Brasil, Portugal, França, Marrocos, México, EUA, Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina e Peru.