A Liquigás, distribuidora de gás integrante do sistema Petrobras, adotou a ferramenta de BI SAP BO, implementada pela Softtek.

A companhia, que usava uma versão do Pilot para as funções de análise de informações, passou a enfrentar limitações com esta solução, segundo explica José Murillo Borges Filho, gerente-geral de Tecnologia da Liquigás.

"A solução gerava dependência na TI para a geração de informação. Havia cerca de 700 relatórios usados pelas áreas de negócios. Com o tempo e a implantação do BI, eles ficaram obsoletos", destaca o executivo.

O upgrade para o BI da SAP começou ainda em 2009. Concluída em menos de seis meses, a implementação hoje contempla 250 usuários, sendo 30 heavy users de cinco diretorias, além da presidência da distribuidora de gás.

"Houve a integração entre SAP BW, BO e WebSphere, além do Business Objects e o BI 7.0", destaca Borges Filho.

Atualmente, os relatórios e dashboards são publicados no portal corporativo da companhia, cujo acesso e controle de segurança é integrado aos certificados de segurança da rede. Utilizando-se das técnicas de ETL, os dados são coletados nos diversos sistemas de gestão e controle da empresa, tratados e carregados no repositório de dados que foi criado durante o projeto, e, após este processo, milhares de relatórios chegam às mesas das áreas de negócios.

"Tivemos ganhos de 95% em relação ao processo antigo, que antes levava semanas", finaliza José Murillo.