Maurício Ouriques, gerente de produtos Cigam

Tamanho da fonte: -A+A

A Cigam Software de Gestão, de Novo Hamburgo, acaba de lançar na Apple Store um aplicativo móvel gratuito para iPhone, que captura dados de boletos bancários.

A gaúcha foi a primeira empresa brasileira de ERP a colocar um aplicativo na loja da Apple. Em apenas duas semanas atingiu dez mil downloads, mantendo média de 1 mil downloads diários atualmente.

A solução, batizada de Cigam Boletos, completa a atuação do internet banking, com leitura de códigos de barra de documentos, captura de números, permissão de pagamentos e envio de informações para um computador, além de criação de um banco de dados para o gerenciamento de contas.

“Inicialmente, nós idealizamos esse aplicativo para o público geral. Assim, qualquer pessoa que tem de pagar contas por internet banking é um candidato a ser nosso usuário", afirma Maurício Ouriques, gerente de produtos Cigam. "Entretanto, as empresas acabam entrando nesse grupo, já que também realizam pagamentos online”, completa.

O aplicativo está integrado ao projeto Cigam Mobile, focado na integração de soluções móveis ao ERP da companhia.

De acordo com Ouriques, o Cigam Boletos é apenas uma amostra do que a empresa pretende lançar no mercado móvel a parir de abril deste ano.

Entre os itens a serem disponibilizados estão softwares que orientam na tomada de decisões do gestor e a versão do aplicativo para celulares que utilizam sistema operacional Android.

Para 2011, a Cigam projeta um crescimento de 30% sobre o faturamento de R$ 30 milhões contabilizado em 2010, além de ampliar em 15% o número de clientes, que hoje somam 2 mil.