Tamanho da fonte: -A+A

A Sabesp, companhia de saneamento básico do estado de São Paulo e a maior de seu segmento na América Latina, com uma base de 26,5 milhões de clientes, adotou o software E3, da gaúcha Elipse, para monitorar os processos realizados na Estação de Tratamento de Esgoto ABC – ETEABC.

A solução de supervisão e controle de processos da Elipse foi implementada pela HSI Informática Industrial. No total, foram adquiridas seis licenças do E3, sendo uma de Server, uma de Studio e quatro de Viewer.

O software permite acompanhar todas as etapas de purificação do esgoto, monitorar o processo de queima do metano, evitando que o gás tóxico entre em contato com a atmosfera; além de controlar as motobombas e válvulas, equipamentos responsáveis pelo bombeamento e passagem do esgoto ao longo da estação.

Outro recurso disponibilizado pelo software é o “Sumário de Alarmes”: através de uma tela, o operador fica ciente sobre qualquer falha em um dos equipamentos que integram a ETEABC.

Mais TI
A Sabesp vem investindo forte em TI nos últimos meses. A companhia de saneamento também contratou a brasiliense Politec Global IT Services como fábrica de software para atuar nas plataformas alta (Unisys), média (Oracle) e baixa (Java e Net) para sistemas críticos como o de Faturamento e Operacional.

Os sistemas de retaguarda, como o financeiro, também ficarão a cargo da Politec.

O assunto foi matéria no Baguete, que pode ser conferida na íntegra pelo link relacionado abaixo.