Tamanho da fonte: -A+A

Com o objetivo de extinguir eventuais riscos na entrega do Sped Contábil ao fisco, a TAM adotou a metodologia de Auditoria Digital Fiscal idealizada pela Aliz, que realiza o cruzamento do arquivo Sped Contábil com as declarações e obrigações acessórias.

De acordo com Camila Monico, gerente de controladoria fiscal da companhia aérea, a implementação possibilitouo auditar possíveis problemas decorrentes de falhas na reunião e no preparo das informações fornecidos ao Sped.

Além da inteligência fiscal, a Aliz também colaborou na execução da metodologia do auditor digital. Em vez de executar o processo internamente – fato que demandaria diversos recursos da infraestrutura de TI da TAM –, o arquivo do Sped Contábil foi processado em sua etapa final na Aliz em Porto Alegre.

O processo possibilitou a redução do prazo de execução e entrega do relatório final do auditor fiscal de duas semanas para apenas três dias.

Além disso, a aplicação da solução da Aliz permitiu que a TAM identificasse novas possibilidades de aprimoramento de processos internos que acabavam provocando inconsistências na geração do Sped Contábil. “A partir dos resultados expostos pela Aliz, passamos a estudar novos métodos de trabalho para alinhar os processos das áreas fiscal, contábil e de recursos humanos”, destaca Camila.