A Oracle lança o Oracle Exalytics Business Intelligence Machine, solução que integra hardware e software na memória para executar e fornecer análises “à velocidade de pensamento em tempo real”, segundo a fabricante.

O lançamento incrementa recursos de BI, agregando visualização interativa que permite evoluir de relatórios e painéis para funções analíticas de modelagem, planejamento e previsão.

“O novo sistema combina Business Intelligence Foundation com recursos de visualização e otimizações de desempenho aprimorados, uma versão otimizada do Oracle TimesTen In-Memory Database com extensões analíticas e um servidor Oracle altamente escalável projetado especificamente para BI na memória”, destaca o material divulgado pela Oracle sobre a novidade.

O Exalytics também é projetado como um sistema de fornecedor único, com Oracle BI e software de banco de dados configurados na memória de um hardware único.

A estrutura de hardware consiste em servidor Sun Fire da Oracle com 1 Terabyte de RAM e o processador Intel Xeon E7-4800.

A solução é voltada ao acesso e análise de dados de qualquer fonte - Oracle ou não Oracle, OLAP ou não estruturados, como IBM DB2, Microsoft SQL Server, Netezza, SAP Business Information Warehouse e Teradata, entre outras.

O Exalytics também traz um conector InfiniBand projetado para trabalhar com o Oracle Exadata Database Machine.

Conforme divulgado pela Oracle, testes internos comparando o Exalytics a software de BI padrão e hardware pronto para usar mostram o aprimoramento de até 20 vezes no desempenho de painéis e relatórios de OLAP relacionais.

Já o aumento no desempenho de modelagem OLAP multidimensional é de até 79 vezes, garante a fabricante.

A solução já está disponível no mercado. O preço não foi divulgado.