Tamanho da fonte: -A+A

O físico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho assume na próxima quarta-feira, 27, a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

Aragão, que foi diretor de Desenvolvimento da Finep/MCT entre 2005 e 2007, vai substituir o médico Marco Antônio Zago, que presidiu o CNPq por dois anos e meio e agora passa a compor a direção da USP, onde será pró-reitor de Pesquisa.

O novo presidente é graduado em Física pela PUC-RJ, com mestrado pela mesma instituição, além de doutorado pela Universidade de Princeton (EUA) e pós-doutorado no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear na Suíça e na Universidade de Paris XI, em Orsay. Todas as titulações são em Física das Partículas Elementares e Campos.

Aragão é também professor titular da UFRJ, pesquisador 1A do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciência de Países em Desenvolvimento (Twas) e acaba de deixar a secretaria geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para maio próximo, em Brasília.