A Serasa Experian atingiu a marca de um milhão de certificados digitais emitidos, desde 2002, dentro do padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira).

Conforme o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, a marca histórica sinaliza o início da popularização da certificação digital.

“Para que a conveniência que a Internet traz para o dia a dia não se traduza em exposição a riscos, está aí a certificação digital”, avalia ele.

Segundo ele, sua empresa investe há uma década em recursos e inteligência para este setor, com foco na segurança de processos e negócios no ambiente eletrônico, sendo a primeira Autoridade Certificadora (AC) privada a ser homologada pelo governo federal.

Já o presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha, afirma que a companhia já conta com dezenas de aplicações e usos desenvolvidos para a certificação, mas ainda há muito o que fazer.

“Isso é pouco mais que uma amostra daquilo que essa tecnologia pode oferecer, com benefícios de segurança e transparência para toda a sociedade”, destaca Rocha. “Não por acaso, o setor público tem adotado a certificação digital. Todos os cidadãos serão beneficiários diretos que ela trará”, prevê.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foi o primeiro a utilizar a certificação digital, no início de 2002, para monitorar em tempo real as reservas dos bancos brasileiros, ampliando a transparência e reduzindo riscos das transações para quem recebe pagamentos e transferências interbancárias.

“Foi uma aplicação precursora, que demonstrou a eficiência da tecnologia para conferir mais segurança ao ambiente virtual, com presunção de validade jurídica e agilidade”, finaliza Rocha.

Hoje, a certificação digital está presente em segmentos diversos: além do financeiro, saúde, seguradoras, relacionamento com o fisco e âmbito judiciário usam a solução.

A Serasa Experian atua, ainda, em soluções de outras áreas, como consultorias para ciclos de negócios - desde a prospecção até a cobrança.

A fusão de brasileira Serasa com a inglesa Experian, que deu origem à corporação, ocorreu em 2007.

Com isso, hoje a empresa conjunta responde online/real-time a 4 milhões de consultas por dia, feitas por 400 mil clientes diretos e indiretos em operações relativas à concessão de crédito e outras áreas decisivas dos processos de negócio.

A empresa provê todos os tipos de certificados digitais e soluções para uso desta tecnologia, além de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).