Tamanho da fonte: -A+A

O UOL adquiriu o Uni5, empresa gaúcha especializada em software para integração da cadeia de produção que nos últimos anos tem se destacado em projetos de nota fiscal eletrônica.

A reportagem do Baguete Diário obteve a informação de três fontes bem informadas, uma delas próxima à negociação. O portal tentou confirmar a informação com UOL e Uni5 ao longo da última semana, mas não obteve retorno.

O silêncio parece fazer parte da estratégia do UOL na área de soluções fiscais. Há alguns meses, o data center adquiriu sem maior alarde a paulista BoldCron, especialista em segurança para meio de pagamentos e também dona de uma solução de nota eletrônica.

A aquisição não foi divulgada na época, mas hoje a BoldCron já assina sua comunicação corporativa como “uma empresa do grupo UOL”.

O Uni5 foi fundado em 2000, com investimentos de empresas do setor calçadista e o plano de ser um market place digital para fornecedores do setor.

Já no ano seguinte recebeu um aporte do fundo de investimentos CRP, que seguia tendo participação acionária na empresa até recentemente.

Com o estouro da bolha, a empresa focou suas atenções em tecnologias de troca eletrônica de documentos (EDI, na sigla em inglês), tendo entre seus clientes boa parte do setor calçadista gaúcho.

Nos últimos anos, os projetos de nota fiscal eletrônica começaram a ganhar importância. O Uni5 foi a primeira empresa gaúcha a ser homologada para oferecer serviços na área no Rio Grande do Sul pela Secretaria da Fazenda, em janeiro de 2007.

Desde então, O Uni5 conquistou cases de referência nem NF-e como as sete engarrafadoras Coca-Cola espalhadas pelo Brasil, incluindo as gaúchas Vonpar e CVI, além de companhias como Grendene e SLC Agrícola.

Em abril deste ano, o volume de notas eletrônicas emitidas por mês batia nos 2 milhões, um número significativo se temos em conta que todas as empresas obrigadas a emitir notas eletronicamente no estado desde o começo da nova legislação totalizavam 32,8 milhões de notas em agosto.