A BinarioMobile lança o Mobile Device Management (MDM), solução de gerenciamento de dispositivos móveis que atua sobre qualquer sistema operacional– Android, Windows Mobile, Symbian, WebOS, iOS e Blackberry - e foca recursos para gestão de RH.

A plataforma inclui funcionalidades como atualização automática de aplicativos por departamento e/ou cargo, controle no uso de aplicações até bloqueio total do aparelho em casos de roubo, furto e perda.

O MDM ainda pode ser usado para fazer o controle de inventário, com informações sobre uso de memória, placa do telefone, operadora e sistema operacional, e para a visualização de relatórios, com dados sobre quantidade de aparelhos por área e sobre atualização automática de sistemas operacionais.

Além disso, em situações de desligamento de colaboradores, basta um comando da área de recursos humanos para o aparelho entrar em quarentena e parar de funcionar.

Também é possível bloquear funções, criar blacklist e whitelist e apagar parte ou todo o conteúdo de um smartphone ou tablet, de acordo com a necessidade da empresa ou do usuário.

Função aplicável a casos como, por exemplo, o furto do aparelho de um executivo com dados sigilosos da companhia.

Já em caso de promoção de colaboradores, o aplicativo também permite, com um comando, atualizar o dispositivo móvel com os aplicativos exigidos pelo novo cargo.

O MDM tem como característica também a monitoração pró-ativa dos sistemas operacionais de smartphones e tablets.

Com sede em São Paulo, a Binario Mobile é integrante do Grupo Binário, que possui, ainda, outras duas divisões de negócios: Binário e QoS, focadas em integração e serviços profissionais, respectivamente.

O grupo emprega 120 funcionários em cinco filiais, atendendo aos mercados de service provider, enterprise e governo.

A carteira de clientes da área de mobilidade inclui nomes como a gaúcha Vonpar, que utiliza a solução BES – BlackBerry Enterprise Server da BinárioMobile para facilitar o trabalho de 50 executivos envolvidos no processo de aprovação de pedidos.

O aplicativo foi instalado em smartphones da RIM de metade dos gerentes e diretores da companhia que usam este tipo de dispositivo, todos das áreas Administrativa e Logística.

Com isso, os executivos passaram a realizar as aprovações a partir de qualquer lugar, viabilizando os pedidos de compras e requisições que rodam no ERP SAP utilizado pela distribuidora de bebidas.

O projeto vai incluir, ainda, uma nova fase, que será iniciada em breve e irá estender o uso da ferramenta para aprovação remota de realocações de verba e requisições de autorizações, num sistema de workflow customizado da Vonpar.

Com duas fábricas no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santo Ângelo, e uma em Santa Catarina, em Antônio Carlos, a Vonpar também mantém seis centros de distribuição, em Blumenau, Joinville, Chapecó, Farroupilha, Balneário Camboriú e Pelotas.

A empresa gera mais de 3,7 mil empregos diretos e tem participação de 10% do volume total de vendas do Sistema Coca-Cola no país.