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Foi liberada no final da tarde dessa quarta-feira, 26, a segunda versão do aplicativo para iPhone Consumo, desenvolvido pela empresa gaúcha Nyvra.

O app sofreu bloqueio na edição 1.0, aparentemente pela própria operadora, Vivo. A razão para a medida seria um servidor intermediário entre a operadora e o usuário.

Na prática, o Consumo dá aos donos de iPhone com conta nessa operadora acesso ao saldo do consumo de dados em base diária, sempre atualizada, permitindo o controle de quanto está sendo gasto.

Em testes na fase beta, o uso ajudou a baixar a conta quase pela metade.

Segundo Felipe Kellermann, programador por trás do aplicativo e criador da Nyvra, o mediador entre os dados foi retirado da aplicação.

“Honestamente, acredito que agora estamos ok. Se a Vivo "bloquear", será sem motivos e ainda por meios hostis” , escreve Kellermann, em nota divulgando a nova versão do aplicativo.

O Consumo custa US$ 0,99 e chegou a estar entre os mais baixados por ocasião de seu lançamento.

Inicialmente, apenas a operadora Vivo é suportada. Mais teles estão previstas, iniciando pela Claro, que exigiria apenas mais tempo, sem necessidade de novo código por parte da Nyvra. Mas levar o app para mais clientes não é o único objetivo.

“Precisamos brigar para a Vivo disponibilizar dados de minutos e SMS no Meu Vivo”, diz o desenvolvedor.