A Cia de Participações Sinosserra, que atua na área automotiva e de consórcios, contratou a Advanced IT para atualizar sua plataforma Oracle, em decorrência da migração do hardware que vinha utilizando até então.

O ambiente atual conta com Oracle Database Enterprise Edition 11g, além de três servidores com dois processadores SixCore e 32 GB de memória cada um.

O projeto de migração do ambiente Oracle Database Standard Edition com Oracle RAC 10g para Oracle Database Enterprise Edition 11g Release 2 com Oracle RAC levou um mês para ser concluído e, hoje, garante mais velocidade de processamento em relatórios estatísticos e gerenciais da rede de concessionárias.

Em dezembro de 2007, a empresa havia instalado o Oracle RAC 10g Standard. Na época, a estrutura era composta de dois servidores com dois processadores QuadCore e 16 GB de memória cada um.

Com o crescimento da companhia e do volume de informações transacionadas, dois nós não suportavam mais o processamento de dados que os sistemas operacionais e gerenciais demandavam da área de tecnologia.

Assim, o upgrade de hardware e software foi necessário, e a Advanced IT – que já havia fornecido BI Oracle para a companhia em 2009 – entrou novamente em cena.

“Os benefícios alcançados foram a melhoria de performance e maior tolerância a falhas”, conta Ricardo Vanderlei da Rocha, gerente de TI da Sinosserra.

Atualmente, segundo ele, o ambiente está muito mais escalável e robusto.

“A grande vantagem da nova estrutura é o poder de processamento: em um único dia foram faturados 377 veículos e tudo funcionou normalmente”, comemora Rocha. “Gerar um ambiente de homologação para testar todo o sistema foi um desafio, mas tudo correu perfeitamente, sem surpresas”, finaliza.

A Cia de Participações Sinosserra é controladora da rede de concessionárias automotivas Sinoscar, maior rede de concessionárias e revendas de peças General Motors do Rio Grande do Sul, segundo dados próprios.

O grupo também controla a Guaibacar, que define como a maior revenda de veículos e peças Volkswagem do estado, além de manter uma administradora de consórcios com base ativa de sete mil clientes.

Conforme ranking do Banco Central brasileiro, a Sinosserra é a 10ª maior administradora nacional de seu setor.