Sandro Camargo, vice-presidente de Canais da CA para a América Latina

Uma parceria com a Suntech, de Florianópolis, é a aposta da CA Technologies para ampliar sua atuação no Sul brasileiro.

A companhia catarinense, que tem filiais em Buenos Aires e Londres, fabrica software para o mercado de telefonia e, com o acordo, projeta incrementar o faturamento de 2011 em torno de 30%.

Conforme Sandro Camargo, VP de Canais da CA para América Latina, a meta da aliança inicia pelo Sul, considerado uma região de “alto potencial de negócios” pela companhia, mas o foco é mais amplo.

Em breve, a previsão é que o acordo garanta integração técnica e gestão de infraestrutura para atingir todas as operadoras do Brasil, estendendo os negócios para a região latino-americana, em um segundo momento.

“O cenário de engenharia e operação de uma operadora de telecom é demasiadamente complexo, com múltiplos vendors de equipamentos de rede, inúmeras tecnologias - 2G, 3G, LTE, ADSL -e os domínios IP e TDM”, define Camargo. “O que apresentamos juntos é uma solução para gerir esta rede híbrida”, completa.

A oferta em questão integra o Totum  da Suntech às ferramentas Service Assurance da CA, formando uma solução que permite a gestão fim-a-fim das redes das operadoras, levando em conta todos os pontos e características heterogêneas das estruturas.

A parceria também faz parte da estratégia de crescimento geral estipulada pela CA para 2011.

Segundo Laércio Albuquerque, diretor geral da companhia no Brasil, a projeção é elevar a receita entre 6% e 8%, atingindo em torno de US$ 4,9 bilhões.

O executivo identifica o Brasil como o quinto maior mercado do mundo na área de Telecom, o que rende boas perspectivas para o negócio com a Suntech.

A empresa de matriz catarinense oferece soluções para operadoras de telecomunicações focadas em interceptação legal, retenção de dados e gerenciamento de rede.

A carteira de clientes inclui não só operadoras, mas também fornecedores globais de equipamentos de rede e instituições governamentais da América Latina, África, Europa e Oriente Médio.