Tamanho da fonte: -A+A

Dia 17 de dezembro será o último dia de atuação do site oficial da Fundação Symbian, o que representará o fim da distribuição do código do sistema operacional móvel pela página.

O fechamento do endereço está ligado ao comunicado do dia 8 de novembro emitido pela fundação, informando que a Nokia assumiria todo o controle sobre o desenvolvimento da plataforma, transformando a fundação num órgão de licenciamento.

Parte deste processo, diz o IDG Now, inclui o fim do site principal da Fundação, sites de desenvolvedores, o blog e o site Ideas, usado para sugestões de usuários.

A entidade promete encontrar outra maneira de distribuir o código fonte, os kits de desenvolvimento, wiki, banco de dados de bugs e demais materiais hospedados atualmente.

Cópias em DVD ou USB são as opções mais prováveis.

Isso não deve acontecer antes do dia 31 de janeiro do próximo ano, informa o IDG.  No entanto, como a plataforma ainda está disponível online, a fundação está incentivando os usuários a realizarem o download até 17 de dezembro.

Incertezas sobre o Symbian
Com o ingresso do Android no mercado, fabricantes que utilizavam o Symbian em seus aparelhos abandonaram o sistema operacional, reforçando o clima de incerteza sobre a plataforma.

A última grande cartada da Nokia, o N8, primeiro celular a contar com a terceira versão do Symbian, já está nas lojas. Espera-se que este seja o último aparelho top de linha com essa plataforma.

Críticos acreditam que por mais que algum progresso tenha sido feito, as desvantagens em relação ao iOS, da Apple, e o Android, da Google, ainda são grandes.