O Ibope Media lançou nesta quarta-feira, 30, o E-tail Report, ferramenta que mensura o comportamento dos consumidores online, e traz informações sobre os hábitos dos usuários nos principais sites de comércio eletrônico do Brasil.

A solução apresenta dados de fluxo de consumo de lojas de comércio eletrônico, incluindo o volume de itens mais visualizados nas vitrines e de forma detalhada, além de informar a quantidade de itens adicionados no carrinho e efetivamente comprados.

Além disso, possui indicadores como taxa de conversão e ticket médio de cada usuário do e-commerce.

"O produto apresenta informações estratégicas, como as marcas e categorias mais pesquisadas e efetivamente mais compradas. Com o lançamento do E-tail Report, o Ibope pretende auxiliar o mercado na construção de novas métricas para o comércio eletrônico", explica Alexandre Crivellaro, diretor de inovação do Ibope Media.

Conforme uma pesquisa realizada pelo Ibope, em outubro de 2011, os cinco setores que os internautas mais visualizaram nas lojas foram o de eletrônicos, vestuário, cultura, decoração e informática.

Dentro do segmento de eletrônicos, por exemplo, aparecem entre os itens mais vistos eletrodomésticos, televisão, vídeo, DVD e tecnologias portáteis.

A ferramenta monitora o comércio eletrônico por meio de um painel com aproximadamente cinco mil internautas provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília e interiores de São Paulo, sul e sudeste.

Especializada no monitoramento de meios de comunicação e na relação com os consumidores, a Ibope Media tem operações em 14 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento aos clientes internacionais.