A Serasa Experian inaugura nesta quarta-feira, 31, em São Paulo, a primeira megastore de certificação digital da América Latina.

A loja tem capacidade para emitir cerca de 40 mil certificados digitais por mês, afirma o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.

“A megastore atenderá, em 2010, a uma demanda de cerca de 600 mil empresas que terão de emitir eletronicamente suas notas fiscais de mercadorias e, para isso, necessitarão de um certificado digital. Além disso, há cerca de 1,4 milhão de empresas cujas declarações terão de ser entregues com certificação”, afirma o executivo.

Além da nova unidade, a Serasa Experian mantém outros cerca de 100 endereços para emissão de certificados digitais em todo o país. Maior Autoridade Certificadora (AC) brasileira, a companhia mantém 800 pessoas envolvidas diretamente no processo de certificação, emitindo uma média de 200 mil documentos/mês.

O presidente de negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha, explica que a estrutura ampla é necessária para atender à demanda crescente.

“Temos o universo de empresas que precisam emitir NF-e a partir de amanhã, 1º de abril, e o certificado digital é um pequeno insumo nesse processo. São cerca de 240 mil empresas, das quais apenas aproximadamente 25% providenciaram o certificado até agora”, afirma ele.

Ainda conforme o executivo, a emissão de certificados para essa finalidade cresceu 300% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período de 2009.
“No ano passado, eram 54 segmentos industriais com essa necessidade. Em 2010, só na leva de 1º de abril, são 240 segmentos industriais, de todos os portes. Haverá uma segunda leva, a partir de julho, e a terceira, a partir de outubro. Ao todo, são cerca de 600 mil empresas”, dimensiona Ramos.

Outra demanda, segundo ele, está associada às empresas que precisam entregar à Receita Federal, com e-CPF ou e-CNPJ, suas declarações de lucro real, arbitrado e presumido, o que soma em torno de 1,4 milhão de empresas, que têm prazo até junho para fazer a entrega.

Até agora, cerca de 15% destas companhias empresas tiraram o certificado. Nesse universo, a emissão cresceu 430% nos três primeiros meses de 2010 contra o mesmo período de 2009, quando a exigência recaía somente sobre quem declara com base no lucro real e presumido, não no arbitrado.

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, especializado em fornecimento de dados e ferramentas de análise para clientes de mais de 65 países.

No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009, a empresa obteve receita total de US$ 3,9 bilhões.

Ao todo, a equipe da companhia chega a 15 mil pessoas em 40 países. A sede corporativa fica em Dublin, Irlanda, mas há sedes operacionais no Reino Unido, EUA e Brasil.