Paranaense é novo presidente da Anatel

01/11/2011 14:42

O paranaense João Batista de Rezende acaba de ser nomeado presidente da Anatel.

O nome foi indicado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Rezende foi chefe de gabinete de Bernardo quando este ocupou o Ministério do Planejamento, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tamanho da fonte: -A+A

O paranaense João Batista de Rezende acaba de ser nomeado presidente da Anatel.

O nome foi indicado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Rezende foi chefe de gabinete de Bernardo quando este ocupou o Ministério do Planejamento, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na presidência da Anatel, ele substitui o embaixador Ronaldo Sardenberg, cujo mandato se encerra esta semana, e fica no cargo até 05 de novembro de 2013, conforme publicado em decreto no Diário Oficial da União desta terça-feira, 01.

Rezende atuava, até agora, como conselheiro da Anatel. Além disso, também faz parte do conselho de administração da Transpetro Petrobrás.

Ele também foi, entre 2005 e 2006, vice-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) e, antes disso, presidiu a Sercomtel e a Companhia de Desenvolvimento de Londrina, cidade onde foi, ainda, secretário de Fazenda e diretor financeiro da Cohab.

Natural de Cambira-PR, o novo presidente da entidade reguladora é Mestre em Economia pela PUC-SP e formado, também em Economia, na Universidade Estadual de Londrina.

Sem comando
No fim de setembro, chegou-se a cogitar que a Anatel ficaria sem comando na saída de Sardenberg.

Uma notícia do jornal Valor Econômico indicava que, com o fim do mandato do embaixador, a Anatel ficaria com apenas três diretores, o que impediria a Agência de tomar decisões, o que prejudicaria o andamento de ao menos três temas importantes.

A lista inclui a licitação de frequências para a quarta geração de serviços móveis, o leilão da faixa que permitirá levar banda larga para a área rural e o regulamento sobre o mercado de TV por assinatura, que acabou de ser aberto para as operadoras de telefonia.

O governo estabeleceu que os leilões deverão ser realizados até abril de 2012.
 

Veja também

Anatel: TV paga se arrasta no Brasil

O número de residências com TV por assinatura no Brasil encerrou setembro em 11,8 milhões. Apesar de representar alta de 2,2% em relação a agosto, o índice é menor do que os 13,1 milhões previstos pela agência para 2004.

A projeção para sete anos atrás constava no documento Perspectivas para Ampliação e Modernização do Setor de Telecomunicações (Paste), elaborado pela Anatel em 2000.

Anatel aprova mínimo de 60% na web

A partir do ano que vem, as operadoras terão que entregar, no mínimo, 60% ao mês da velocidade de internet. Hoje, o percentual é de 10%.

Novas metas foram aprovadas pela Anatel nessa semana.

De acordo com a medida, a velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá saltar inicialmente para 60%, em uma média mensal, já em 2012.

Anatel aprova SPM de pequeno porte

O Conselho Diretor da Anatel aprovou novas metas de qualidade para o serviço móvel.

As metas passarão a ser exigidas das empresas após 180 dias contados da publicação no Diário Oficial da União. Entre as alterações está a adoção do conceito de prestadora de Serviço Móvel Pessoal (SMP) de Pequeno Porte para empresas com até 50 mil acessos em operação.

Anatel reduzirá chamada de fixo para celular

A partir de janeiro próximo, as chamadas de telefones fixos para móveis terão uma redução gradual.

Até 2014, o custo deverá ser 20% inferior ao atual, segundo a diminuição da tarifa de interconexão, aprovada nessa quinta-feira, 27, pela Anatel.

Anatel deve ficar sem comando em novembro

Os trabalhos da Anatel poderão ficar paralisados a partir do dia 4 de novembro.

Segundo o jornal Valor Econômico, nessa data terminará o mandato do presidente e também de conselheiro, do embaixador Ronaldo Sardenberg.

Com apenas três diretores, a Anatel não poderá tomar decisões.

Há praticamente um ano, desde 4 de novembro do ano passado, quando terminou o mandato de Antonio Bedran, a vaga está aberta e a agência trabalha com apenas quatro conselheiros.

Anatel aprova liberdade tarifária para DDI

A Anatel aprovou na quinta-feira, 08, uma norma para implantação e acompanhamento de regime de liberdade tarifária para ligações de longa distância internacional (DDI) no serviço de telefonia fixa.

A liberdade tarifária das chamadas internacionais poderá ser implementada a partir de 1º de janeiro de 2016.

Haverá, entretanto, uma fase de transição até 31 de dezembro de 2015.

Anatel autoriza China Telecom no BR

A Anatel autorizou a China Telecom a entrar no mercado de telecomunicações do Brasil.

Segundo o site Convergência Digital, a chinesa atuará com base em capacidade de rede contratada de outras operadoras.

Tendo a autorização, a China Telecom terá 18 meses para entrar em operação no Brasil.