A Extreme Networks anuncia uma família de roteadores para ambientes móveis destinada a viabilizar, para operadoras de telefonia, migrações dos atuais pontos de celulares para a tecnologia 4G.

De acordo com a fabricante, é possível fazer a transição preservando os investimentos já realizados em 2G e 3G, com até cem vezes mais capacidade de transição para 4G.

A maior capacidade se deve à flexibilidade proporcionada pelas novas soluções, que ampliam os recursos de controle e coordenação de bordas convergentes.

Segundo Antonio Candal, vice-presidente da Extreme Networks para a América do Sul, a nova família de backhaul E4G para ambientes móveis oferece níveis de simplicidade e escalabilidade compatíveis com os de uma rede pura de pacote IP/Ethernet de próxima geração.

“Com isto, viabiliza a oferta de vídeo, voz e dados com excelente custo-benefício para até um bilhão de usuários de banda larga móvel, número que está sendo estimado para o final de 2011”, afirma o executivo.

Ainda conforme Candal, os novos roteadores de backhaul da Extreme atendem à demanda do mercado M2M (machine-to-machine).

“Entre grandes operadoras e fornecedores de soluções para telecomunicações, o lançamento é visto com expectativa. É o caso, por exemplo, da Motorola Solutions, que espera expandir as capacidades de suas soluções de backhaul microondas com nossos novos roteadores”, garante ele.

A família de produtos E4G da Extreme Networks compreende o E4G-200 Cell Site Router e o E4G-400 Cell Site Aggregation Router.

Ambos oferecem backhaul de 4G para ambientes móveis com escalabilidade de 1-10GbE, funcionalidades de Ethernet ITU-G.8262 síncrona integrada, suporte ao padrão IEEE 1588 Precision Time Protocol e suporte a EAPS (Ethernet Automatic Protection Switching).

Anéis de pacote ITU-G.8032 complementam a oferta.

“A Ethernet Síncrona consegue eliminar o custo da implantação de dispositivos GPS em cada torre celular, porque administra melhor o tempo, independentemente da carga do pacote”, explica Candal.

Os novos roteadores de backhaul chegam ao mercado ainda neste semestre.

A Extreme Networks é especializada em redes convergentes de transporte de dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços.

Presente em mais de 50 países, a companhia oferece LANs com e sem fio, infraestrutura de data center e soluções de transporte ethernet para provedores de serviços.