Cezar Silvestri, secretário do Desenvolvimento Urbano

O governo paranaense está desenvolvendo um projeto para levar internet gratuita para todos os municípios do estado, iniciando as ações em 2012.

Chamado de Paraná Digital, o programa está em fase de elaboração e ainda será submetido à apreciação do governador Beto Richa.

“O objetivo é atender principalmente a população mais carente”, informa o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri.

Também para 2012 estão previstos investimentos de R$ 82,5 milhões em telecomunicações pela Copel – empresa de energia paranaense – com a meta de levar a rede a todos os 399 municípios paranaenses até o final desse ano.

Em fevereiro, a empresa anunciou que a rede já existente atendia 240 cidades do Paraná, chegando às unidades da própria Copel.

Segundo dados do IBGE, 40,2% da população paranaense com mais de 10 anos de idade usa a internet em base trimestral, seja em casa, no trabalho, na escola ou em centros de acesso público gratuito ou pago.

Além das iniciativas em internet, Silvestri destaca outro projeto importante em desenvolvimento na pasta: o Sedu Interativa, que visa melhorar o planejamento de ações da pasta.

Além desse projeto, a pasta também implementa o Sedu Interativa, baseado num software para cadastramento de municípios, buscando fornecer um diagnóstico de todas as ações de desenvolvimento urbano em andamento ou realizadas no estado.

“Essa ferramenta permitirá melhorar o nosso planejamento e definir prioridades de acordo com as necessidades indicadas pelo diagnóstico”, afirmou Silvestri.

Não foram divulgados os valores de gastos para esses projetos específicos.