TIM quadruplica lucro e soma R$ 213,5 mi

03/05/2011 11:10

O lucro líquido da TIM quadruplicou no primeiro trimestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 213,5 milhões (alta exata de 291%).

A receita bruta total da operadora cresceu 17,3% ano a ano, chegando a R$ 5,4 bilhões, enquanto a receita líquida foi de R$ 3,8 bilhões, alta anual de 13,8%.

A receita líquida de serviços subiu 9% ano/ano, totalizando R$ 3,46 bilhões.

Tamanho da fonte: -A+A

O lucro líquido da TIM quadruplicou no primeiro trimestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 213,5 milhões (alta exata de 291%).

A receita bruta total da operadora cresceu 17,3% ano a ano, chegando a R$ 5,4 bilhões, enquanto a receita líquida foi de R$ 3,8 bilhões, alta anual de 13,8%.

A receita líquida de serviços subiu 9% ano/ano, totalizando R$ 3,46 bilhões.

No trimestre, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia alcançou R$ 1,03 bilhão, alta anual de 9%.

Levando-se em conta apenas o Ebit (lucro antes de juros e impostos), o valor dobrou ano a ano, ficando em R$ 350 milhões.

No 1T11, o fluxo de caixa operacional da operadora fechou em R$ 736 milhões, crescimento de 186% sobre os primeiros três meses de 2010.

Em número de linhas, a TIM encerrou o trimestre com 52,8 milhões de ativos, 24,7% a mais do que no mesmo período do ano anterior - 1,8 milhão de adições líquidas, 45% superior ao 1T10.

O número deixa a tele com 25,1% de participação de mercado, segundo dados da Anatel referentes a março.

“Este foi o melhor primeiro trimestre registrado em toda a história da TIM Brasil”, afirma Luca Luciani, presidente da subsidiária. “Nos firmamos cada vez mais como a segunda operadora móvel em valor no país”, ressalta.

Segundo o presidente, no primeiro trimestre deste ano a companhia quadruplicou as vendas de smartphones, com 900 mil unidades comercializadas, o que foi fundamental para crescer a penetração no segmento de dados.

“E sem subsídio”, comemora Luciani.

No trimestre, a companhia vendeu 40% mais web e smartphones do que nos primeiros três meses do ano passado, o que também potencializou a receita de dados, que teve crescimento bruto de 32% ano/ano e atingiu R$ 640 milhões no trimestre.

Neste quesito, só o plano Infinity Web ultrapassou 1,3 milhão de usuários únicos/dia, conforme balanço divulgado pela concessionária.

No último trimestre, a base pré-paga da companhia cresceu 26,3% ano a ano, totalizando 45 milhões de usuários, e a pós-paga fechou o trimestre com 7,7 milhões de assinantes, crescimento de 16,4%.

O MOU (minutos por usuário) da TIM também cresceu no trimestre, atingindo 126 minutos, ou 26,7% a mais do que a taxa registrada de janeiro a março de 2010.

“Apesar da velocidade de crescimento, mantemos nossa política de controle estrito de custos”, explica Luciani. “O SAC (Custo de Aquisição por Cliente) caiu para R$ 36, queda de 51% se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior”, detalha.

Um dos fatores para isso, conforme o executivo, é a política adotada pela operadora de oferecer benefícios em serviços e não mais em subsídio de aparelhos.

A inadimplência dos usuários também caiu, chegando ao menor patamar da historia da TIM, comemora Luciani: o índice totalizou R$ 42 milhões no 1T11, 55% a menos do que no mesmo período do ano passado, equivalendo a 0,8% da receita bruta total.

Agora, segundo o presidente, a meta da operadora é acelerar o crescimento para os próximos meses com base na ampliação das vendas de smartphones.

“Queremos realizar, até o fim do ano, o que o mundo levou, em média, cinco anos para fazer”, promete o executivo.

O plano é que, até o final de 2011, a penetração de smartphones na base da operadora passe a 18%, tendo partido de 8% em setembro de 2010, quando a TIM lançou seus novos planos de dados, Infinity e Liberty Web.

Veja também

TIM lança rede social só para clientes

A TIM lança uma rede social exclusiva para seus clientes, a TIM Social Box.

A rede, desenvolvida pelo escritório brasileiro da italiana Kiui, especializada em aplicativos para mobile e internet, funciona como um agregador de comunidades.

Ou seja: o assinante TIM pode atualizar o Orkut, Facebook, Twitter, YouTube e Flicker de uma só vez, no celular, por meio da plataforma unificada da nova rede.

Multada em R$ 1 mi, TIM tenta conciliação em SC

O diretor Comercial da TIM, Alexandre Ratacheski, se reuniu na quarta-feira, 20, com o diretor do Procon de Florianópolis, Tiago Alves, para apresentar um projeto de remodelação de atendimento em lojas próprias da operadora na capital catarinense.

TIM é multada em R$ 1 mi em Florianópolis

A operadora TIM foi multada em R$ 1 milhão pelo Procon de Florianópolis, informa o site do jornal Diário Catarinense.

Conforme a matéria, a punição foi aplicada por descumprimento de uma determinação que impede as lojas da empresa de venderem produtos até a próxima quarta-feira, 20, na cidade. O flagrante na venda teria ocorrido menos de três horas depois de a operadora ser informada.

Uma loja no centro da cidade foi a responsável pela multa, relata o site.

TIM lança planos exclusivos para PMEs

A TIM está lançando três serviços Business Class direcionados ao mercado das pequenas e médias empresas, para suprir as necessidades de conectividade do segmento.

Os planos oferecidos são TIM Empresa Mundi 400, Liberty Empresa 400 e Liberty Web. Todos com serviço de voz e de dados, permitindo conexão ilimitada à internet.

TIM e Prime: monitoramento em campo para SMB

De olho no mercado de pequenas e médias empresas, a TIM firmou uma parceria com a Prime Systems para oferta de soluções de mobilidade.

Com o acordo, a TIM inicia a oferta de uma solução de automação e localização de força de campo, por meio de tecnologias LBS (serviços baseados em localização) e GPS, com cobrança realizada direto na fatura da operadora.

TIM reclama de anúncio do pré-pago Claro

A TIM apresentou nessa quinta-feira, 31, um representação contra a Claro ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por concorrência desleal em propaganda que envolve promoções em pacotes de voz e dados para celular pré-pago, informa nessa sexta-feira, 01, o jornal Folha de S. Paulo.

O problema é, segundo a TIM, uma propaganda veiculada desde o último fim de semana.

TIM mantém avanço, Vivo cai

A operadora TIM manteve o crescimento no mercado de telefonia móvel brasileiro, chegando a 52 milhões de assinantes em fevereiro, e aos 25,16% de market share no país, alta de 6,4% frente ao mesmo país do ano passado.

Na comparação anual, a TIM foi a única operadora com avanço no mercado.

TIM e Brightstar: parceria focada em PMEs

A TIM firmou um acordo com a Simm do Brasil, subsidiária da Brightstar Corp, especializada na distribuição de serviços e soluções de mobilidade, criando um novo canal de vendas de planos de voz e dados para o mercado corporativo.

O portfólio de ofertas inclui planos como o TIM Liberty Empresa e Empresa Mundi, que serão ofertados por cerca de 20 revendas da Brightstar em todo o país.

A expectativa é ampliar a parceria para 250 canais até o final deste ano.

TIM inicia venda do Motorola Screen EX128

A Motorola Mobility e a TIM lançam o Motorola Screen EX128, celular que acopla dois chips simultaneamente, possui tela touchscreen de 3,2 polegadas e acesso à internet.

O aparelho tem capacidade de 50 MB de memória interna, conta com câmera de 3MP, zoom digital, rádio FM, reprodutor MP3 e conector de dados micro USB.

TIM tem receita de R$ 14,4 bi em 2010

A TIM encerrou 2010 com receita líquida de R$ 14,46 bilhões, 5,2% a mais do que em 2009.

Já o lucro líquido foi de R$ 2,2 bilhões, 176% acima dos R$ 801 milhões obtidos no ano anterior.

O resultado Ebitda do ano teve crescimento anual de 18,4% e atingiu R$ 4,19 bilhões, com margem de 29%, contra os 25,8% de 12 meses antes.

Só no quarto trimestre de 2010, o Ebitda da operadora ficou em R$ 1,2 bilhão, alta de 10,7% ano/ano, com margem de 30,6%.

Porto Seguro + TIM = 1a MVNO do país

A seguradora Porto Seguro anunciou nesta segunda-feira, 14, o fechamento de um acordo com a TIM para lançar a primeira operadora de celular virtual do país, em conjunto com a Datora Telecom.

A companhia vai atuar no modelo MVNO (Mobile Virtual Network Operator), estipulado pela Anatel e que permite a empresas de outros setores atuarem em Telecom, usando a infraestrutura de chamadas de uma operadora celular para vender serviços com sua marca.

TIM quer fatia da banda larga massificada

A TIM também quer ter uma fatia da democratização da banda larga.

Nessa terça-feira, 08, o presidente da operadora – a terceira maior no Brasil – reuniu-se com o  ministro das Comunicações Paulo Bernardo e apresentou seu plano de inclusão digital, voltado à conexão em cidades com concentração da população de menor renda.

Detalhes práticos de um plano de ação da empresa não foram apresentados no encontro.

Anatel: TIM tem pior atendimento, Vivo o melhor

Dados divulgados pela Anatel nessa semana indicam que a operadora de telefonia celular TIM teve o pior índice de desempenho no atendimento (IDA) entre as prestadoras de serviço móvel pessoal.

De uma lista de oito empresas, a TIM é a última colocada, com IDA em 76,411. Em número de reclamações, a operadora é a segunda colocada, com índice de 0,467 reclamações apresentadas na Agência por mil acessos.

TIM patrocina São Paulo Futebol Clube

A operadora de telefonia móvel TIM deve anunciar em breve o patrocínio a mais um tim brasileiro: o São Paulo Futebol Clube.

O contrato foi assinado nessa semana.

No acordo, a operadora estampará sua marca na camisa do time tricampeão mundial e hexacampeão brasileiro. O anúncio da nova parceria será feito na apresentação do principal reforço para a temporada tricolor: o jogador Rivaldo.

TIM e Claro: base cresce mas não bate Vivo

A TIM atingiu esta semana a marca de 50 milhões de clientes no Brasil. A operadora também assumiu a vice-liderança em market share em São Paulo (DDD 11) e recuperou a posição de líder na região Nordeste.

Já em valor de mercado, a empresa alcançou os R$ 15 bilhões, o que a torna a segunda colocada no Brasil, atrás da Vivo, e a quarta no mundo.
 

TIM vende Milestone 2 na próxima semana

Chega as lojas da TIM na próxima semana o smartphone Milestone 2, da Motorola.

O aparelho poderá ser comprado em 12 parcelas de R$ 116 em qualquer um dos planos pós-pagos.