O plano da Anatel para concessão ilimitada de licenças para operação de TV a cabo no país, aprovado em novembro, não vai gerar uma expansão significativa do serviço no país.
A conclusão é do estudo Análise das Condições de Entrada no Mercado Brasileiro de TV a Cabo, Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
O relatório foi apresentado nessa quinta-feira, 02.
Segundo o documento, a abertura do mercado de TV a cabo no país vai aumentar em apenas 57 cidades a base de 258 municípios onde o serviço está disponível atualmente.
Na prática, diz o estudo, mesmo que não haja barreiras à entrada das empresas nestes mercados, a maior parte dos municípios brasileiros que não possuem nenhum tipo de serviço relacionado às empresas de cabo - TV por assinatura, Banda Larga ou “combo” - continuará sem ter acesso a estes serviços.
“Pode ser que a entrada adicional se dê apenas em regiões em que já existam operadoras ativas”, explicou Cláudio Ribeiro de Lucinda, da USP/FEARP, um dos pesquisadores que participaram do projeto.
Na avaliação da ABTA, o novo planejamento de TV a cabo proposto pela Anatel, que depende de aprovação de mudanças na Lei do Cabo que começou a ser debatida no Congresso na quarta-feira, deveria incluir medidas de estímulo para o aumento do serviço como compartilhamento de redes e subsídios.
Municípios com população inferior a 108,1 mil habitantes, por exemplo, não possuem escala suficiente para receber nenhuma empresa que ofereça serviços por cabo – TV, internet ou “combos”, oferecendo os dois serviços.
Aproximadamente 3 milhões de habitantes, em um total de 21 milhões de desatendidos, passariam a ter acesso a algum dos serviços ofertados pelas operadoras de Cabo.
Os outros 85% - correspondentes aos restantes 18 milhões - continuariam sem acesso.
ABTA: plano da TV a cabo não é eficaz
O plano da Anatel para concessão ilimitada de licenças para operação de TV a cabo no país, aprovado em novembro, não vai gerar uma expansão significativa do serviço no país.
A conclusão é do estudo Análise das Condições de Entrada no Mercado Brasileiro de TV a Cabo, Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
O relatório foi apresentado nessa quinta-feira, 02.
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Anatel mexe na banda larga e libera TV
A Anatel aprovou nessa quarta-feira, 24, a minuta dos contratos que inclui o serviço de banda larga nas concessões de telefonia fixa. Criticada pelas operadoras, a decisão foi sancionada pelo Conselho Diretor da agência durante sessão pública.
Segundo o site Convergência Digital, a mudança era esperada desde março.
TV a cabo deve dobrar base em três anos
A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) estima que o número de assinantes de TV a cabo no Brasil pode dobrar entre 2011 e 2013 por conta do fim do limite de licenças do serviço em cada município.
Segundo a Anatel, o país tinha, em outubro, 4,8 milhões de assinantes de TV a cabo, 52% do mercado total de 9,4 milhões de clientes em TV por assinatura.
Oi TV reduz preço do pacote principal
A TV por assinatura da operadora Oi sofreu um corte de cerca de 30% na assinatura. De R$ 49,90, o preço caiu para R$ 34,90.
Disponível para clientes Oi Fixo, o serviço dá acesso a 29 canais, que oferecem séries, filmes, esportes, notícias, cultura, variedades e programação infantil, via tecnologia DTH (direct to home).
Contratando o Pacote Principal, o cliente pode montar sua Oi TV, com a adição de canais, Pacote Telecine, Pimenta, HBO e HBO/Max, à sua escolha.
Anatel vai ampliar espaço para serviço móvel
A Anatel anunciou na quinta-feira, 05, uma mudança na divisão do espectro de radiofrequência para aumentar o espaço destinado serviço móvel.
Conforme o conselho diretor da agência, a meta é destinar, por meio de licitação, parte da frequência de 2,5 Ghz, atualmente usada apenas pelo serviço de TV por assinatura via microondas (MMDS), para empresas de telefonia, com foco em transmissão de voz, imagem e banda larga.
TV a cabo em troca de inclusão digital
A Anatel quer trocar os valores pagos por empresas pelas concessões de TV a cabo por investimentos em infraestrutura de internet banda larga nas regiões periféricas das cidades onde será oferecido o serviço.
“Trata-se de um processo bastante eficiente de inclusão digital”, afirmou ao IDG Now! Aran Minassian, superintendente de comunicação de massa da Anatel.
Mercado de TV paga cresceu 18,4% em 2010
Um balanço divulgado pela Anatel nesta sexta-feira, 24, mostra que o mercado de TV por assinatura cresceu 18,4% no Brasil em 2010.
Segundo a agência, o Brasil chegou a 8,85 milhões de domicílios com TV paga nos oito primeiros meses deste ano.
Anatel quer mais TVs a cabo
A Anatel suspendeu a limitação do número de prestadoras de TV a cabo nesta quinta-feira, 20.
De acordo com nota da agência, a medida tem caráter cautelar e visa eliminar barreiras de entrada a empresas no mercado de televisão por assinatura no Brasil.
A regra que estava em vigor restringia a quantidade de outorgas para oferta de TV por assinatura em cerca de 900 cidades e impedia a prestação do serviço de televisão a cabo "nos demais municípios brasileiros".
Anatel quer banda larga para 165 mihões
O presidente Luis Inácio Lula da Silva recebe até a terça-feira, 24, um projeto para ampliar o acesso à Internet banda larga no país.De acordo com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, o governo tem expectativa de ampliar o número de acessos à Internet banda larga para 165 milhões até 2018. Atualmente, segundo ele, existem 15 milhões de acessos no país.