A Vonpar, quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e distribuidora da Heineken no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, adotou uma solução da BinárioMobile para facilitar o trabalho de 50 executivos envolvidos no processo de aprovação de pedidos.

A solução BES – BlackBerry Enterprise Server foi instalada em smartphones da RIM de metade dos gerentes e diretores da Vonpar que usam este tipo de dispositivo, todos das áreas Administrativa e Logística.

Com isso, os executivos passaram a realizar as aprovações a partir de qualquer lugar, viabilizando os pedidos de compras e requisições que rodam no ERP SAP utilizado pela distribuidora de bebidas.

“Tudo é feito de forma remota e com segurança, uma vez que o BlackBerry possui recursos de criptografia”, explica Anderson Rosa, coordenador de SAP da Vonpar.

O gestor detalha que esta foi apenas uma “primeira etapa” do projeto.

Em uma nova fase a ser iniciada em breve, além de requisições e pedidos de compras, os executivos poderão também aprovar remotamente realocações de verba, para controle orçamentário, e requisições de autorizações, num sistema de workflow customizado da franqueada.

“Faremos a instalação nos aparelhos de gestores da área comercial, que serão os principais beneficiados pela solução, pois não terão mais que voltar ao escritório ou acessar a rede via notebook e VPN para efetuar as aprovações no SAP”, declara Rosa.

O projeto com a Binário não envolve somente o fornecimento do EBS, mas também um contrato de serviços, pelo qual a divisão de mobilidade da integradora disponibilizou três profissionais para o monitoramento e gestão da solução nos smartphones da Vonpar.

Ainda, a BinárioMobile oferece suporte aos usuários e gerenciamento da plataforma em regime 24x7, por meio de três canais: 0800, e-mails e site.

A fornecedora
Sediada em São Paulo, a Binário é uma integradora multimarcas que atua em soluções e serviços de conectividade e telecomunicações.

A companhia emprega 120 funcionários na matriz e cinco filiais. Além da divisão de mobilidade (BinárioMobile), também mantém uma operação de serviços e treinamentos (QoS).

Já a carteira de parceiros traz nomes como Juniper, HP, Polycom e Riverbed , entre outros.

Sede de TI
Investimentos da Vonpar em mobilidade já vinham sendo postos em andamento desde agosto do ano passado, quando o gerente da área de Desenvolvimento de TI da franqueada, Ricardo Nizoli, chegou a comentar que a companhia trabalhava em um projeto nesta área, do qual “não podia, por hora, revelar mais detalhes”.

Outros projetos, entretanto, fervilhavam na TI da Vonpar: na época, Nizoli falou ao Baguete sobre a adoção do BI QlikView, da sueca QlikTech, que foi integrado ao SAP.

Foram implantadas 50 licenças da solução de Business Inteligence, em um projeto que teve parceria da consultoria Inteligência de Negócios, em um trabalho que levou 90 dias para ser concluído.

No ano passado, a franqueada da Coca-Cola também desenvolveu, sobre o Cognos, um sistema de simulação financeira para a área de orçamento.

Timão
Com 23 colaboradores só na área de desenvolvimento, a TI da distribuidora de bebidas também atuou, ao longo de 2010, em aplicações próprias sobre a plataforma SAP para a área de logística.

O time de TI da Vonpar reúne, ainda, outros 18 funcionários no time de infraestrutura.

Com todo o gás
Com duas fábricas no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santo Ângelo, e uma em Santa Catarina, em Antônio Carlos, a Vonpar também mantém seis centros de distribuição, em Blumenau, Joinville, Chapecó, Farroupilha, Balneário Camboriú e Pelotas.

A empresa gera mais de 3,7 mil empregos diretos e tem participação de 10% do volume total de vendas do Sistema Coca-Cola no país.

No território gaúcho e catarinense, é líder do mercado de refrigerantes, com 60,3% de market share, segundo dados da Nielsen de abril de 2010.

Recentemente a empresa anunciou que vai investir R$ 155 milhões na ampliação de sua fábrica gaúcha em 2011.

A previsão é ampliar em 60% a produção e, em dez anos, dobrar o volume de vendas e triplicar a receita.

A Vonpar encerrou 2010 com faturamento de R$ 1,8 bilhão, 16,9% a mais que 2009.