Tamanho da fonte: -A+A

A Nokia estaria prestes a vender sua divisão de smartphones para a Microsoft.

O acordo seria assinado pelo CEO da desenvolvedora de software, Steve Ballmer, e o CEO da finlandesa Stephen Elop, na próxima semana, na CES, em Las Vegas.

Rumores sobre o negócio foram levantados por Eldar Murtazin, editor chefe do site especializado Mobile-Reviem.com.

Nenhuma das empresas comenta o assunto, segundo o site CRN.

De acordo com Murtazin, a Nokia transferirá a unidade de celulares inteligentes para a Microsoft em algum momento do segundo semestre de 2012.

A aquisição incluiria a manufatura de equipamentos e o portfólio de patentes. Com isso, a Nokia ficaria apenas com sua divisão de celulares e equipamentos de rede.

Murnatiz também afirma que Elop, que liderava a divisão de negócios da Microsoft antes de assumir o posto na Nokia, em setembro de 2010, daria um passo a baixo de sua atual posição, uma vez que a operação de smartphones seria transferida para a Microsoft.

A Microsoft e a Nokia forjaram no ano passado uma aliança para desenvolvimento de um ecossistema de spartphones em torno do Windows Phone.

Chamado de terceira via, como alternativa à Apple e ao Android, o acordo já deu um fruto: celular Nokia com Windows Phone.

No mercado há mais de um ano, e sem decolar, o Windows Phone tem 5,7% de share nos Estados Unidos. No mesmo país, o Android tem 46,9% e o iPhone, 28,7%.