Nielsen desiste de medir TV aberta no Brasil

06/02/2012 12:43

A Nielsen, instituto norte-americano de auditoria e consultoria que em setembro de 2011 anunciou sua entrada na área de medição de audiência de TV aberta no Brasil, desistiu do segmento.

Segundo informações da colunista Keila Jimenez, da Folha de S.Paulo, o problema está no tempo de vínculo que a empresa exigia dos canais.

A Nielsen estabelecia como exigência contratos de, no mínimo, sete anos.

Tamanho da fonte: -A+A

A Nielsen, instituto norte-americano de auditoria e consultoria que em setembro de 2011 anunciou sua entrada na área de medição de audiência de TV aberta no Brasil, desistiu do segmento.

Segundo informações da colunista Keila Jimenez, da Folha de S.Paulo, o problema está no tempo de vínculo que a empresa exigia dos canais.

A Nielsen estabelecia como exigência contratos de, no mínimo, sete anos.

A alegação é de que vir ao Brasil para medir as audiências seria caro, o que acarreta a necessidade de contratos que garantam a não desistência do cliente.

As emissoras não aceitaram a exigência, segundo Keila.

Com isso, o Ibope segue sendo exclusivo na medição de audiências das TVs abertas no país.

Entretanto, a companhia mantém uma joint venture com a Nielsen, o Ibope Nielsen Online, há 11 anos.

A joint atua por meio de um software proprietário  instalado em um painel de internautas representativo da população brasileira, com acesso à web no domicílio ou no trabalho.

A partir dessa amostra, a empresa detalha o comportamento dos usuários do meio digital.

A Nielsen também conta com três escritórios próprios no Brasil - em Porto Alegre, Cotia e Rio de Janeiro.

A oferta inclui serviços de análises de mercado, mensurações e pesquisas voltadas ao mercado consumidor, entre outras.

Com sede em Nova York, a multi está presente em mais de 100 países.

Veja também

Nielsen: quem compra smart novo vai de Android

Estudo da empresa de pesquisas Nielsen indica que 41% dos consumidores nos Estados Unidos que adquiriram um smartphone novo nos últimos seis meses compraram um Android.

O índice é quase o dobro da fatia que o iPhone tem entre os novos usuários de celulares inteligentes.

Em segundo colocado, o aparelho da Apple foi a preferência entre 27% dos new adopters, seguido pelo BlackBerry, da Research In Motion (RIM), com 19% das compras no último semestre pesquisado, encerrado em dezembro.

51% dos lares no Brasil tem PC, diz Nielsen

Mais da metade dos lares brasileiros possuem um computador, segundo dados da Nielsen divulgados nessa terça-feira, 07.

O levantamento comparou a presença de produtos tecnológicos em quatro países latino-americanos:  Brasil, Chile, Colômbia e México.

Segundo o estudo, em 2009, 51% dos lares no Brasil contavam com um computador, número quase duas vezes maior do que o registrado no ano anterior, destaca o site do jornal Estado de S.Paulo.

Ibope Nielsen Online tem nova diretora
O Ibope Nielsen Online anunciou,na sexta-feira, 08, mudança de comando no escritório brasileiro.

Cris Rother chega a empresa para ocupar o posto de diretora executiva da divisão brasileira dos negócios da marca.

A executiva se reportará à CEO e diretora executiva de negócios do Ibope para a América Latina, Fábia Juliasz.
Ibope: 1 em cada 4 pessoas é voluntário no BR

Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, número que corresponde a  cerca de 35 milhões de pessoas, faz ou já fez algum trabalho voluntário, é o que aponta pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência.

Do total apresentado na análise, cerca de 15 milhões de pessoas exercem atividades voluntárias no momento, ante 20 milhões que não realizam voluntariado.

Ibope: solução monitora e-commerce do BR

O Ibope Media lançou nesta quarta-feira, 30, o E-tail Report, ferramenta que mensura o comportamento dos consumidores online, e traz informações sobre os hábitos dos usuários nos principais sites de comércio eletrônico do Brasil.

A solução apresenta dados de fluxo de consumo de lojas de comércio eletrônico, incluindo o volume de itens mais visualizados nas vitrines e de forma detalhada, além de informar a quantidade de itens adicionados no carrinho e efetivamente comprados.

Para Ibope, internet no BR cresce

Estudo realizado pelo instituto de pesquisas Ibope Nielsen Online mostra que o número de pessoas com acesso à internet no Brasil cresceu 5,5% no segundo trimestre de 2011, frente ao mesmo período em 2010.

Agora, o total de cidadãos conectados é de 77,8 milhões – 40% da população.

Com relação a 2009, o aumento foi de quase quatro vezes.

Ibope migra para MS Dynamics

O Ibope acaba de fechar contrato com a paulista Digisystem para implementação do Microsoft Dynamics.

A empresa de pesquisas irá migrar para o ERP da Microsoft em um projeto que será desenvolvido em duas fases: na primeira, a implantação será feita no Brasil. Já na segunda, que deverá se estender por 2011 – 2012, será estendida às unidades fora do país.

Ibope: Internet cresceu 10% em um ano
Em 2009, o acesso à internet cresceu 10% se comparado ao ano anterior chegando a 54% da população brasileira.

O índice foi apresentado pelo Ibope Mídia na terça-feira, 12, e faz parte do Internet Pop, estudo sobre o uso da rede pelos brasileiros.

Entre as pessoas que acessam a web por meio de outros equipamentos que não o computador, 66% o fazem pelo celular, 21% pelo smartphone com tecnologia 3G, 9% por computador de mão/ palm top e 3% por smartphone sem tecnologia 3G.
Ibope: solução monitora social media

O Ibope lança nesta quarta-feira, 12, duas soluções para monitoramento de mídias sociais.

O BuzzMetrics informa aos anunciantes sobre o conteúdo online gerado pelos consumidores e o VídeoCensus analisa anúncios e vídeos postados na web.

As funcionalidades das soluções serão debatidas nesta quarta durante o evento Internet Sem Limites que pode ser acompanhado pelo Twitter.