O complexo hospitalar SOS Cardio acaba de investir R$ 50 milhões em um novo edifício-sede em Florianópolis. Do total, parte foi destinada a TI, com adoção de infraestrutura de rede IP da  Delta Cable baseadas em tecnologia Furukawa.

A infra integra serviços de voz, dados e imagens, além de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) em um único sistema de cabeamento estruturado, tudo implementado pelo integrador Centro Brasileiro de Engenharia e Sistemas (CBES), que desenvolveu e executou o projeto.

O sistema adotado para a rede, Furukawa CAT.6 Premium, vai integrar os seis andares do empreendimento, que é uma iniciativa privada - propriedade de 18 médicos cardiologistas associados – e vai atender a cerca de 1,4 mil pacientes/mês.

O diretor presidente do CBES, Wagner Castanheira, explica que a rede estruturada em CAT.6 Premium Furukawa foi executada em 120 dias e integra 1,2 mil pontos de acesso.

“Construímos um backbone óptico que interliga os servidores do data center próprio do SOS Cardio aos equipamentos localizados em quatro salas do centro cirúrgico, duas de hemodinâmica e 12 salas técnicas distribuídas pelos andares do prédio”, detalha o executivo.

Ainda segundo ele, o sistema óptico provê também o sinal de acesso à internet, que é distribuído através de uma rede wireless para 75 apartamentos do hospital, além de interconexão ao sistema de CFTV para controle do acesso físico de entrada e saída de pessoas aos ambientes.

Já Maurício Kenji Takashima, diretor comercial da Delta Cable, explica que a solução adotada minimiza quaisquer interferências que possam impactar ambientes com altíssimo tráfego de dados, especialmente imagens, que demandam desempenho superior em aplicações e que requerem alta disponibilidade e desempenho.

Para a gerente Administrativa do SOS Cardio, Tania Lucia Lunardelli, a nova infra de rede garantiu a otimização da comunicação entre as equipes médicas e de enfermagem a respeito de diagnósticos e tratamentos aos pacientes.

“Com esta infraestrutura tecnológica, facilitamos o acesso e a distribuição das informações centralizadas em nosso sistema. Hoje, nossa dinâmica de acesso ágil atende ao intenso tráfego de exames com imagens que passarão a ser disponibilizados nos prontuários dos pacientes, constantemente acessados pelo corpo médico e demais profissionais autorizados”, comemora ela.

Além disso, o centro cirúrgico e salas de hemodinâmica do hospital passaram a contar com sistemas de alta complexidade para os procedimentos, tudo integrado à rede de comunicação.

O SOS Cárdio oferece serviços de atendimento de emergência em cardiologia à população de todo o estado de Santa Catarina.

Ao todo, a equipe do hospital conta com mais de 300 profissionais.

Já a Delta Cable é, segundo dados próprios, o maior distribuidor da região Sul em soluções de 14 fabricantes, como Furukawa, Fluke, Axis, Sony e Emerson Network Power, entre outros.

A companhia possui mais de sete mil instaladores, revendas e integradores ativos, além de 120 colaboradores diretos alocados na matriz, em Curitiba, e outras seis unidades de negócios em Cascavel, Londrina, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e São Paulo.