Tamanho da fonte: -A+A

Pesquisa do IDC indica que as vendas de smartphones devem crescer 55% neste ano, quatro vezes mais rápido do que o mercado amplo de telefonia.

O impulso dos celulares de última geração, diz a consultoria, seria os preços menores dos aparelhos, além de oferta melhor de aplicativos e barateamento dos planos de dados – especialmente importantes par ao uso dos smartphones.

Ásia e América Latina, onde a utilização destes aparelhos e serviços ainda está no estágio inicial, devem ser as regiões de crescimento mais consistente.

Segundo a agência Reuters, usuários de telefones celulares em todo o mundo estão trocando seus aparelhos com menos funções pelos smartphones.

Android em 40%
O IDC espera que o sistema operacional para smartphones do Google, o Android, cresça e alcance mais de 40% do mercado na segunda metade de 2011, após ter ultrapassado o Symbian, da Nokia, no fim do ano passado e se tornado o principal sistema operacional do mundo para o segmento.

Para o IDC, o Symbian, que foi dispensado pela Nokia em prol do Windows Phone, da Microsoft, deve experimentar uma perda de mercado acelerada até o final desse ano.

Os aparelhos Nokia Windows devem chegar a mais de 20% do mercado de smartphones em 2015, isso se a integração dos sistemas das companhias ocorrer sem grandes problemas, diz a consultoria.